DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

A importância do uso de equipamentos de segurança...

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A importância do uso de equipamentos de segurança...

Mensagem  Hélio em Dom Jul 20, 2008 10:32 pm

Olá pessoal,

Sou relativamente novo no fórum, então não sei se estou postando no local certo, mas de qualquer forma acho importante que destaquemos a importância no uso de equipamentos de segurança.

Fui hoje com um amigo ver a vermelhona no estacionamento (não estou andando com ela pois como já disse em outros tópicos ainda não estou habilitado (estou fazendo a moto escola e não acho interessante sair sem habilitação)).

fato é que saí do estacionamento na Vila Mariana e me dirigi a um açai na Mooca com meu carro, e tive a infelicidade de acompanhar um acidente com um companheiro de paixão por motos custom, ele estava em uma Shadow andando no famoso "corredor" e no ponto cego de um gol que o derrubou e rodou na pista (o carro).

Sou socorrista da Defesa Civil, parei de imediato para prestar os primeiros socorros. Imobilizei o pescoço do rapaz de imediato e então retirei o capacete para verificar seu estado de conciência, o Rapaz de cerca de 30 anos chama-se Ricardo e estava totalmente conciente, passei então a verificar os ferimentos.

Ele estava no momento do acidente utilizando uma jaqueta para motociclistas (aquelas com proteção nos cotovelos, ombros e coluna) e posso afirmar para os queridos amigos que este fato foi decisivo para seu estado atual (apenas um ralado de tamanho médio na altura do rim direito.

Em uma curta conversa com o mesmo (aguardando o resgate) ele me disse que não ia usar a jaqueta porque estava indo a sua loja (menos de 5 km de percurso e seu pai pediu que ele utilizasse).

Por essas e outras que reafirmo a importância de se utilizar SEMPRE equipamentos de segurança (por mais que seja ir apenas até a esquina) e sempre que possível evitar usar os famosos corredores (tá muitos provavelmente falarão: ele nem sequer tem habilitação para motos) mas justifico, a quantidade de motociclistas que já socorri, sempre sofreram acidentes por serem derrubados, ou fechados ou perderam o equilibrio nesses corredores.

O mais importante é que o Ricardo está bem, em casa, e que nada de pior aconteceu.

Já com a motoca dele essa ficou beeeeem machucada...

Mas bens materiais se reconquistam.

Queria deixar aqui meu testemunho e compartilhar com vocês mais esta experiência.

Abraços DOG´s

Hélio
Hélio

Número de Mensagens : 5
Emprego/lazer : Corretor de Seguros

http://www.ferrazseguros.com.br

Re: A importância do uso de equipamentos de segurança...

Mensagem  JMURRA em Dom Jul 20, 2008 10:50 pm

É isso aee Helio..segurança em primeiro lugar.

Tenho minha DS há quase um ano...andei no transito de SPaulo 3 ( tres ) vezes durante a semana, num percurso curto ( jaguaré - itaim).

Qdo cheguei em casa, estava mais cansado do que se tivesse feito o percurso de onibus. Dificilmente saio de moto sem jaqueta, luvas e botas. Capacete...nem pensar andar sem.

Abs!!!
JMURRA

Número de Mensagens : 1829

Mensagem  Convidad em Seg Jul 21, 2008 8:09 am

Sem capacete eu só manobro a moto e usando os pés, com ela desligada. A proteção é fundamental, acidentes podem e geralmente ocorrem próximo de seu local de chegada (casa/trabalho/destino) quando estamos mais relaxados pela proximidade. Confesso que é difícil colocar a jaqueta quando vc sabe que só vai até ali... mas são exemplos como este que fazem valer a pena o calor/inconveniente de se equipar todo para qualquer pequena voltinha.

Como diz um colega do fórum: Ride safe.

Abraços Cool

Ps: Poderia ser pior neste caso relatado, já pensou se fosse uma drag caida no chão???

Convidad
Convidado

Mensagem  Jr Grosso em Seg Jul 21, 2008 9:55 pm

Pois então....lendo todo o acima postado, me consolo pela minha "caretice", pois vejo que não estou só.....

acostumei-me a sair "protegido", chegando a, mesmo em dias mais quentes, usar jaqueta de couro e luvas.... contudo, até por ver os outros que transitam pela cidade, tem momentos em que a gente acaba por se achar até "meio esquisito", pois a imensa maioria não se utiliza de outros equipamentos além do capacete obrigatório....
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308

http://midnightonline.livreforum.com/

Mensagem  CarlosMagueta em Qui Set 25, 2008 8:58 am

Pois é...esse assunto ja rendeu muito assunto em rodas de amigos, mas aqui vai meu depoimento:

No dia 10/09/08 sai de meu escritorio para ir até uma oficina para instalar a famosa "antena contra cerol". Pois bem, eu tenho 02 jaquetas sendo uma de couro e outra de cordura com proteções nos cotovelos, ombro e coluna e como a oficina fica a uns 500 metros do meu escritorio, nem me precupei em colocar a jaqueta.

Resultado: Enquanto subia a avenida, um motoboy não me viu e cruzou minha frente. Acertei bem no meio da moto dele e caimos os dois. Com a queda sofri uma fratura em dois lugares no meu cotovelo esquerdo. Se estivesse com a jaqueta, tenho certeza que não teria fraturado e nem me ralado, que apesar de pequenos, machucam bastante...

Como aprendizado disso, posso afirmar que de agora em diante, JAQUETA SEMPRE !!!
CarlosMagueta

Número de Mensagens : 387

Mensagem  rsevero em Qui Set 25, 2008 9:48 am

Hélio, tenho moto há aproximadamente 15 anos, e acho que vale a dica: o momento mais freqüente de acidentes é quando achamos que estamos ficando BONS de pilotagem. Aí assumimos mais riscos e relaxamos na proteção.

abcs.
rsevero

Número de Mensagens : 403
Emprego/lazer : Arquiteto de Sistemas

http://starridersbrazil.com

Mensagem  MARCIO DISSIDENTE em Qui Set 25, 2008 10:31 am

LÁ PELOS ANOS DE 1996, QDO SE USAVA CAPACETE COMO COTOVELEIRA, ESTAVA PASSEANDO UMAS 5:00 DA MATINA NA AV. PAULISTA (DOMINGO SEM NINGUÊM) VOLTANDO PARA MINHA HUMILDE CASA.
PARO EM UM SEMÁFORO, QUANDO UMA INTUIÇÃO ME DIZ.: COLOCA O CAPACETE. FOI O QUE FIZ.
DUAS QUADRAS A FRENTE UM MOTORISTA DE ONIBUS COM SONO PASSA O SINAL VERMELHO ENTRA NA AV.PAULISTA E ME ACERTA COM A LATERAL .
RESULTADO; BATI MINHA CABEÇA NA GUIA , CAPACETE DIVIDIU NA LATERAL, COMO ESTAVA DE TERNO, FIQUEI TODO RALADO, DESLOCOU O OMBRO (FIQUEI VIVO).
TRÊS MESES TOMANDO BANHO DE CANECA, (A AGUA DO CHUVEIRO DOIA PACAS)MÁS APRENDI.
SAIR DE CASA SOMENTE COM CAPACETE E TODAS AS PROTEÇÕES POSSÍVEIS, NÃO VALE ARRISCAR .(ANTES DE COMPRAR ESCAPE, PEDALEIRA ETC. COMPRE SEMPRE UM ÓTIMO EQUIPAMENTO) NADA DE CAPACETE DE 30,00 OU JAQUETAS DE 20,00 SE BEM USADO E NÃO SOFRER QUEDA DURA UNS 10 ANOS, SE DIVIDIR POR DIA SAI MAIS BARATO QUE UM CAFÉ.

ABRAÇO
afro
MARCIO DISSIDENTE

Número de Mensagens : 1542

http://www.animalhealth.com.br

Mensagem  Convidad em Qua Mar 11, 2009 8:49 pm

E aí galera!

Me sinto obrigado a narar um acontecido comigo com o intuito de reforçar o cuidados para a segurança no uso correto de capacetes e seus componentes.
Fim de semana passada estava pilotando minha DS pelas estradas de RS a uns 120 quando deu um estou na viseira de tal proporção que levei um baita susto perdendo quase o controle da motocicleta. Meus colegas ficaram preocupados, pois perceberam que alguma coisa tinha acontecido. Até agora não sei o que foi só sei que minha viseira chegou a saltar fora em um dos lados. Imagino se nesse momento eu estivesse com a viseira aberta, nem quero pensar o que poderia ter acontecido. Eu sou muito cauteloso com a minha segurança, agente imagina que nunca vai acontecer com agente.
Abs. amigos!

Convidad
Convidado

Mensagem  edson / saquarema rj. em Seg Abr 12, 2010 12:27 pm

Todo cuidado é pouco
edson / saquarema rj.

Número de Mensagens : 64
Emprego/lazer : designer

Mensagem  Siri em Seg Abr 12, 2010 12:47 pm

O problema da jaqueta é o calor. Aqui na minha região (Recife) é humanamente impossível usar uma jaqueta de couro no verão. Até já tentei, mas não dá. É muito quente, a sensação termica vai lá pra cima, supertando os 60º . Sendo assim, utilizo muito pouco a motoca na cidade (uma, ou no máximo duas vezes por semana para vir trabalhar). Vou passar a pilotar de luva e vou comprar um jaqueta jeans, que esquenta um pouco menos. Acho que assim dá pra cuidar um pouco mais da segurança.

Abraços
Odacir

Siri

Número de Mensagens : 828
Emprego/lazer : Tecnologia

Mensagem  Ghan em Seg Abr 12, 2010 1:22 pm

rapaizz ultimamente tenho visto tanta m...nas estradas em nome de segurança, que estou cada vez com mais medo da segurança...

Ghan

Número de Mensagens : 5706
Emprego/lazer :

Mensagem  SERJÃO.- em Seg Abr 12, 2010 1:34 pm

Eu acredito que se vc. souber o que está fazendo, ter precaução, bom censo, respeito pela moto e muito cuidado, já é o bastante, os equipamentos de segurança podem amenizar um acidente, mas o ideal que eles não aconteçam, pois se acontecerem dificilmente vc. saira ileso, e aí não á roupa tal, capacete tal, bota tal, que vai te livrar.
Tenho moto há quase 40 anos e no começo não tinha equipamentos por falta de dinheiro mesmo, hoje é diferente, tenho poder aquisitivo, mas a maioria me incomoda muito, uso pouco os equipamentos e compenso com o meu lado pessoal, a formula está dando certo há muito tempo, sei que não estou livre, mas o resto a gente tira na fé.

abraços á todos.
SERJÃO.-

Número de Mensagens : 477
Emprego/lazer : Micro empresário - ramo de buffet

http://www.hbbrindes.com.br

Mensagem  Ghan em Seg Abr 12, 2010 1:49 pm

Sempre ouço que sou contra a segurança, que incentivo o não uso de equipamentos, etc, etc..
Na verdade não é bem assm. Não sou contra a segurança, porem a segurança consciente não a segurança comercial.
Hoje o que temos é uma disputa de mercado e um estrelismo de moda de segurança, que em muito casos tem um efeito inverso ao desejado.
O cara ve as especificações de um determinado produto, por exemplo, de um capacete ou de uma jaqueta e um slogan :
"Use o capacete x ou a jaqueta y e fique protegido".
Bem, esse era o apelo do vendedor.
Aí, o cidadão compra e entende o slogan da seguinte forma :
" Use o capacete X ou a jaqueta Y e fique indestrutível" .
E aí começa o perigo.
Nos foruns de motociclismo mesmo vemos defesas ferrenhas da marca X ou Y de botas, de capacetes, de jaquetas, etc...ora, nada disso adianta, a não ser a movimentação da economia, se não houver a consciencia do perigo.
Nunca usei nada alem de uma calça jeans surrada, botas ( botas porque gosto mesmo de botas) eum velha jaqueta de couro ( no frio somente), e pelo menos nos ultimos 47 anos jamais sofri um acidente..pode ser que venha a sofrer um dia, porem,a medida que os anos passam, aumentam minha consciencia do perigo e consequentemente os cuidados na pilotagem.
O que vemos é muito equipamento e pouco cuidado, o que é igual a aumento de acidente e mais mortes.

Ghan

Emprego/lazer :

Mensagem  Marcelo gOZZI em Seg Abr 12, 2010 2:55 pm

Odacir existe algumas jaquetas de cordura que tem entradas de ar....talvez seja melhor que jaqueta de Jeans ! Acreito serem mais resistentes e não tão quentes .....

Ghan não citei marca da Jaqueta ehin !!...rsrs Brincadeira !!! Mas concordo plenamente com você em relação a POUCO CUIDADO !!! Isso sim é o principal fator !!!

Abraços.
Marcelo gOZZI

Número de Mensagens : 646
Emprego/lazer : Analista de sistemas / Andar com a La Poderosa

Mensagem  matsuda em Seg Abr 12, 2010 3:30 pm

Quando andava de moto lá no interiorrrrrrzâo nem tinha capacete ! A moda era as " cinquentinhas" dois tempos, misturava uma tampinha de óleos com a gasosa, perfumava os cabelos,ia para a "aula de inglês", paquerar as gatinhas, com calça jeans, camiseta..... tinha certeza que se caisse ia dar merd....., fud....raladão pelo menos...

Hoje, na minha " fast turismo" 4 canecos, A moda pelo menos no meio das " four" é o " macacão" , uma tampinha de "veneno" na gasosa para aumentar a octanagem, cabelos, pele, osso dentro do couro de canguru.....tenho certeza que se cair, vai dar mer...., fud..,osso quebrado, afundamento de tórax, TCE pelo menos...

Nada mudou, 2 rodas é sinônimo de equilíbrio, físico e mental !

Pelo menos para mim, andar de moto é admininstração de risco, o que faz parte da vida !
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo

http://matsudaworld.blogspot.com/

Mensagem  Max em Seg Abr 12, 2010 4:34 pm

Fala pessoal,

Então, aqui vai um registro de alguém que ainda (eu disse ainda), não pilota com equipamentos (a não ser o capacete, óbvio)...rsrs:

Tenho a Drag como minha terapia e como meu único meio de transporte e sendo assim, a utilizo todos, eu disse todos, os dias da semana.

Tenho 27 anos, há três andando de moto no trânsito de São Paulo, ou seja, muito exposto ao erro, que podem ser cometidos por mim e/ou por terceiros.Até agora nada me aconteceu (até os sustos, foram poucos)...rsrs

Os mais experientes devem estar comentando: Esse moleque tá se achando o tal, novinho e só por que não caiu, ta se achando.......mas a verdade é bem outra.....continuem lendo:

Minha primeira moto (3 anos atrás), foi uma Twister 250 e até então nunca havia subido em uma moto:

Logo que comecei a pilotar, tinha um capacete daqueles de R$50 dinheiros que servia apenas para atrapalhar....Ainda de Twister e após um tempinho juntando R$, comprei dois MHR mais invocadinhos, digamos assim...

Primeira parcepção com uns 3 Km rodados (estava acelerando mais, visto que o capacete não atrapalhava mais, a cabeça não tremia, ele não queria sair da cabeça, etc...)

Primeira avaliação: É muito capacete para pouco piloto e aí decidi maneirar...

Vendi a Twister após 1 ano (após uma tentativa de assalto) e comprei a Drag...

Alguns Km percorridos e outra análise: Em relação ao capacete beleza, mas agora, é muita moto pra pouco piloto....rsrsrs...e por aí vai....

Resumindo, equipamentos é muito, mas muito importante, mas antes de qualquer coisa, a parte mais importante é A MENTE DE QUEM ESTARÁ DENTRO DOS EQUIPAMENTOS!!!

Se você gosta, independente da moto (custom ou speed) de acelerar, compra um equipamento URGENTE, visto que sua exposição ao meio é muito maior.....

Acredito que 50% das coisas dependem de você e outros 50% não.Hoje dado a redução do IPI....rsrsrs...e da máfia do detran...rsrsr....temos muita gente péssima dirigindo por aí, independente de idade e sexo (até porque, vocÊ não vê nunhum acidente envolvendo uma pessoa de 50, 60 anos, que se enfiou no poste e partiu o carro em 2, já com os jovens "ditos mais expertos".....

Minha sábia mãe sempre me disse que temos que dirigir para nós e para os outros.....se criarmos o hábito de dirigirmos para nós (mais cautelosos, atenciosos, e expertos) a parte de dirigir para os outros fica muito mais fácil.....

Andar em corredor: O cálculo é pratico e rápido (Marginal Tietê, Sexta, 18:00 (lê-se: Tudo parado)......se você andar a 50Km hora, você já chegará mais rápido do que de carro, então...PRA QUE CORRER !!!! Se quer correr, corra, o risco é seu.....motoboy?...d~e passagem e pronto......simples assim.....

Andar com garupa: penso duas vezes antes de fazer qualquer coisa...

Antes de qualquer equipamento, tenho um fator muito importante a considerar: O quanto o piloto toca a máquina (quando digo tocar, entendo todos os pontos acima)....

A e o medo, é claro, tem que ser saudável (esse faz bem e o dia em que perdê-lo, vendo a moto)....

Ah, e por fim, já previni muitos acidentes pura e simplesmente prestando atenção nos outros, somente....

Forte abraço....
Max

Número de Mensagens : 345
Emprego/lazer : Enfermeiro/Música/Futebol e Drag Star

Mensagem  caesarpanda em Ter Abr 13, 2010 10:48 am

Faz tempo que não escrevo nada, mas devo concordar com algumas coisas que li aqui... e dar o meu pitaco.
A primeira e mais importante é a que temos que ser conscientes em relação a "situação" das motos no transito, afinal não são só os carros que podem nos causar problemas, no meu caminho diário aqui em Sampa para ir de casa para o trabalho (av. bandeirante, Marginal Pinheiros e Castelo Branco) vejo diariamente um show de imprudência e idiotices, normalmente causados por alguns estilos de carros e pessoas (Caminhões leves, motoboys, speedboys ou jaspions, cara com carro fodão) Estes são os que mais me preocupam além do pessoal ao celular, que faço questão de deixar os dois canos da moto na janela da pessoa até ela se ligar que está errada.
Existe uma coisa chamada bom senso, que na minha opinião é uma combinação de inteligência, sagacidade, respeito e medo, e que todos deveriam ter, além da tal civilidade, se a moto está no corredor e um carro liga o pisca avisando que vai mudar de faixa, para que buzinar se está longe, ou pior, para que acelerar se está longe? Esses 10 segundos "perdidos no transito" farão tanta diferença no tempo total da viagem?
É isso gente, Civilidade, respeito e consciência assim como canja de galinha, não fazem mal a ninguém.
caesarpanda

Número de Mensagens : 373
Localização : São Paulo - SP - Campo Belo (prox. Aeroporto de Congonhas)
Emprego/lazer : Mais um cão de TI / Bikes, tech, golf, Music ...

Mensagem  matsuda em Qua Abr 14, 2010 1:35 am

Uma vez um discípulo de um samurai perguntou:
mestre, como o senhor consegue combater com tantos oponentes? parece que o senhor tem mais de 2 olhos !!
O samurai disse ao discípulo:
e tenho ! Estão em todo canto....
O discípulo inconformado disse:
mas só tenho dois....
O samurai disse ao discípulo:
Veja meu caro, seu reflexo na água, o reflexo seu está na espada, naquela poça de água, olha tua sombra, minha sombra, ...........estes são meus olhos !
O discípulo calado !

É mais o ou menos isso, essa historinha meu ditiãn contava para nós no treino de kendo.... muitos militares aprimoram a visão periférica, condicionam a musculatura do olho, treinam reflexos....Com a experiencia agente aprende o "dom da previsão", até científico... pelos gestos/expressão corporal de um carinha nervoso, pelo comportamento, pela sombra do pedestre que forma no ônibus, pela antecipação,.....
olhamos para nós e para os outros !!!!
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo

http://matsudaworld.blogspot.com/

Mensagem  edson / saquarema rj. em Qua Abr 14, 2010 10:32 am

Se vc. anda com com uma armadura aquela história de sentir o vento no rosto, o corpo em liberdade etc. fica sem sentido neste ponto concordo com o Chan principalmente no dia a dia claro que um casaco de couro sempre vai bem ,vai viajar ai o papo e outro.Tenho 35anos sempre andando e trabalhando de moto sem acidentes sempre andei na frente do transito e mais fácil prever às mm. Aqueles que são fanáticos consumistas recomendo o Judó vai aprender rolamento algo muito útl Laughing
edson / saquarema rj.

Número de Mensagens : 64
Emprego/lazer : designer

Mensagem  Alexandre Anizio em Qua Abr 14, 2010 10:50 am

Muito interessante o tópico.

Não tenho experiência e nunca tive moto, comprei a minha Drag há 15 dias, pelo que eu percebi se cada se mantém no seu devido lugar nada acontece, ao mudar de faixa usar a seta, respeitar os imites de velocidade, usar sempre capecete.
Alexandre Anizio

Número de Mensagens : 239
Emprego/lazer : Designer Gráfico

Mensagem  caesarpanda em Qua Abr 14, 2010 2:10 pm

Bem vindo!
É que é meio retórico esse tópico.... hehehehe todos estão certos.
[ ] ´s
caesarpanda

Número de Mensagens : 373
Localização : São Paulo - SP - Campo Belo (prox. Aeroporto de Congonhas)
Emprego/lazer : Mais um cão de TI / Bikes, tech, golf, Music ...

Mensagem  Ghan em Qua Abr 14, 2010 2:44 pm

Alexandre Anizio escreveu:Muito interessante o tópico.

Não tenho experiência e nunca tive moto, comprei a minha Drag há 15 dias, pelo que eu percebi se cada se mantém no seu devido lugar nada acontece, ao mudar de faixa usar a seta, respeitar os imites de velocidade, usar sempre capecete.

É isso aí Alexandre..basta saber pilotar, ter cuidado e usar o bom senso..são as melhores proteções que podemos ter..

Ghan

Emprego/lazer :

Mensagem  Gustavo Fantini em Qua Abr 14, 2010 6:57 pm

achei que para saber pilotar tinha que passar na prova do detran... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!!
Gustavo Fantini

Número de Mensagens : 2900
Emprego/lazer : Engenheiro Mecânico

http://gallopreto.wordpress.com/

Mensagem  Ghan em Qua Abr 14, 2010 7:22 pm

Gustavo Fantini escreveu:achei que para saber pilotar tinha que passar na prova do detran... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs!!!!

pois é Gustavão, em teoria sim né..mas na pratica não é o que vemos nas ruas..hehehehehehe

Ghan

Emprego/lazer :

Mensagem  Alexandre Anizio em Qui Abr 15, 2010 7:21 am

Qualquer R$ 500 faz você passar na prova do Detran. Pagamos para obter a licença de dirigir, na verdade nós temos que aprender no dia a dia, e sempre nos policiar para não ocorrer erros, sendo que algum erro de moto pode ser fatal.
Alexandre Anizio

Número de Mensagens : 239
Emprego/lazer : Designer Gráfico

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: