DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

VIAJANDO EM GRUPO

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Marcos Barros em Sex Jul 18, 2008 10:24 am

Ae DOG's dicas importantes para fazer uma viajem agradável!


APRENDA A VIAJAR EM GRUPO

Se existe uma vantagem da moto em relação aos carros é a possibilidade de viajar em grupo, mas antes de sair na estrada veja alguns cuidados essenciais. A primeira atitude é lembrar que em uma turma existem diferenças fundamentais entre as pessoas, mesmo que tenham interesses comuns. É preciso respeitar estas diferenças na hora de sair em grupo e lembrar da regra número 1: o da frente é responsável pelo de trás! Isso significa que o motociclista que vai à frente deve manter vigília daquele que está atrás. Se o colega desaparecer do retrovisor é hora de reduzir e esperar, assim toda a turma se mantém unida.

A ordem do posicionamento deve obedecer a um critério puramente técnico, mas, de preferência, o mais experiente deve "puxar" a turma. Note que é o mais experiente, não o mais veloz. Se o colega da frente começar a correr, os de trás podem passar do limite de pilotagem e sofrer um acidente. Por isso que o motociclista de trás é quem dita o ritmo. O posicionamento deve respeitar uma distância segura tanto da moto que vai à frente, quanto à que vai ao lado. O melhor é seguir uma orientação alternada.

Evite fila indiana, porque o motociclista da frente encobre a visão de quem vem atrás, e não anda lado a lado porque se precisar desviar de um obstáculo não haverá espaço para a manobra. Não existe uma matemática, nem regra métrica para definir este distanciamento, mas é só não ficar colado que tudo bem.

Combine alguns sinais com os colegas para determinar avisos como "reduzir a velocidade", "parar para abastecimento", "polícia ou radar à frente", "piso escorregadio", "animal na pista", etc. O simples levantar de braço já deve manter os outros motociclistas de sobreaviso.

Da mesma forma que devemos respeitar as diferenças de experiência entre cada integrante do grupo, também temos de levar em conta a resistência individual e combinar paradas para descanso em intervalos de, no mínimo, uma hora. Lembre-se que a turma da garupa também se cansa e, pela posição mais dobrada das pernas, pode sofrer câimbras com mais facilidade. A cada parada aproveite para fazer um pequeno alongamento de braços, pescoço e pernas, além de um providencial xixi. Não é saudável viajar com a bexiga cheia por causa da vibração excessiva das motos.

Os policiais adoram parar grupos de motociclistas para nos infernizar a vida. Por isso, não sacaneie seus colegas e confira se os documentos da moto estão em ordem antes de pegar a estrada. Da mesma forma, faça uma pequena vistoria para ver se a moto está em ordem. Imagina se justamente você estragar o fim de semana da galera.

Geraldo Tite Simões


DICAS DE SEGURANÇA E VIAGENS EM GRUPO


• Para viajar em grupo a melhor opção de formação na estrada é a clássica (não fila indiana), ou seja, quando a moto da frente estiver do lado direito você automaticamente deverá ficar no lado oposto e vice-versa. Essa atitude deverá vir sempre do capitão da estrada e o seu primeiro seguidor (2ª da fila). Nunca mude dessa posição, evitando o zig-zag (trança) para os demais seguidores.

• Recomendado para viagens: Luvas inteiras (abolir as meio dedos), jaquetas e calças sempre em couro, mesmo com sol e calor. Evite andar com pulseiras, braceletes, e anéis cortantes ou perfurantes, pois em uma queda eles podem te ferir mais que o tombo.

• O grupo deverá antes de sair nomear o capitão de estrada, o ferrolho, ajudante do ferrolho e combinar o caminho que se fará, paradas para abastecimentos, etc.

• Na viagem em grupo, mantenha uma distância segura da moto da frente, nunca se distancie demais das motos da frente, lembre-se que o capitão de estrada tem que ter a visão de todos pelos retrovisores.

• Nas ultrapassagens, o capitão de estrada vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento e a estrada forem críticas, assim todos seguirão da mesma forma, mas com segurança. Quando o capitão de estrada sair para ultrapassar, não significa que todos têm que fazê-la naquele momento, aguarde, ultrapasse com segurança e reúna-se ao grupo novamente.

• Usem sempre os retrovisores! Nunca deixe um carro colar na traseira da moto, mesmo que todos da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das estradas, mas alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem!

• Em viagem, se você não é o líder e nem os ferrolhos, você poderá e deve ultrapassar aquele que não está conseguindo acompanhar o ritmo imposto, deixe-o aos cuidados do ferrolho, ele saberá como conduzir a situação.

• Sinais: Use sempre sinais para indicar alguma coisa quando em movimento com sua moto, não adianta ficar ao lado de um companheiro gritando, pois ele não vai entender nada. O sinal que todos acostumaram a ver é a do braço erguido indicando que... O que? Nada, se não for organizado e combinado, então vejamos;

O braço erguido e com a seta ligada, indica que o grupo vai tomar outra direção, ou virar para o lado em que a seta está ligada.
Não fique constantemente com o braço erguido, esse sinal é apenas um alerta e você deverá abaixar seu braço assim que o seu seguidor te veja e estiver levantando o dele.

Braço erguido constantemente sem a seta estar ligada: Significa que na estrada tem algum problema, levante o seu braço também e fique atento, diminua a velocidade, prevendo uma possível parada no meio da estrada. Se parar no meio da estrada for necessário, nunca o faça de noite e saia sempre para o acostamento.

Problemas com combustível: Se o capitão de estrada estiver muito longe de você e ou sua máquina não for suficiente para alcançá-lo, vá até o penúltimo da fila (ajudante ferrolho) e faça o sinal característico com o seu indicador direcionado para o seu tanque de gasolina e em seguida um sinal de negativo com o polegar, o ferrolho ou ajudante vai ter que se comunicar da mesma forma com o capitão da estrada.

Você está passando mal: Da mesma forma acima, só que sinalize com o indicador para o seu peito e depois o sinal de negativo.

Problemas com sua moto: Da mesma forma acima, só que com a uma mão espalmada em cima do tanque em seguida o sinal de negativo com o polegar.

Parada para urinar: Indicador para a sua barriga e em seguida indicador e polegar aberto (na forma de um revolver) indicando para o chão. Esse sinal deverá ser passado para o ajudante de ferrolho e para o ferrolho, logo após pare com segurança. Os avisados tomarão as seguintes providências: O ferrolho vai avisar o capitão de estrada com o mesmo sinal que por conseqüente este diminuirá a velocidade do grupo, o ajudante passa a ser o ferrolho e quando a moto que parou retornar ao grupo, este vai até o capitão, faz o mesmo sinal e complementa com o sinal de positivo, na qual retornarão a velocidade que era conduzida o grupo.
Indicador para o chão; Significa algum objeto ou buraco na pista, se você não estiver vendo o que é, passe na mesma faixa que a moto da frente passou, repasse o sinal para que todos fiquem atentos.

• Capitão da estrada: Aquele com mais experiência de viagens no momento, conhecedor dos caminhos e estradas a seguir, trabalha constantemente com a visão dos retrovisores, sempre que possível estará contando se todos os integrantes estão na estrada. Deverá ser auxiliado pelo 2º homem, quando solicitado, para verificar se todos estão bem, na dúvida ele deverá parar e verificar pessoalmente. Deverá observar as melhores possibilidades de ultrapassagem e colocação do grupo nas estradas, a faixa de estrada que ele estiver todos deverão segui-lo. Ele, auxiliado pelo ferrolho, determinará com segurança para todos, a velocidade que o grupo vai viajar.

• Ajudante de ferrolho: Este trabalhará constantemente com o ferrolho, ou seja, revezando em posições quando necessário, avisando o capitão de estrada na ocorrência de algum problema e ficando na estrada para auxiliar aquele que parou sem qualquer aviso, enquanto o ferrolho toma as devidas providências.

• Ferrolho ou sargento: Esse cargo é muito complexo e complicado. Exige um motociclista experiente e que tenha uma moto potente para arrancadas bruscas e ágil bastante para andar em meio ao trânsito quando for preciso buscar o capitão de estrada. O ferrolho tem que ter percepção dos momentos críticos, saber o momento certo para abrir (à esquerda) e dar passagem para um veículo em maior velocidade, se possível sinalizar para esse veículo passar com calma, o momento para se bloquear uma estrada para a ultrapassagem segura dos demais da frente, buscar e segurar algum motorista que se colocou no meio do grupo, ou seja , para cada viagem irá encontrar uma dificuldade e terá que ter solução para a melhor proteger o grupo.


Fotos: Grupo Shadow 600
Fonte: Moto Esporte






COMO VIAJAR EM GRUPO


Organização é importante - Atualmente, viajar em grupo está se tornando mania graças aos inúmeros encontros de motociclistas que acontecem em todas as regiões do Brasil.
Organizar a forma de várias motos seguirem juntas, mas com segurança, é fundamental. Veja algumas dicas para todo mundo curtir melhor a viagem.



Procure manter-se a uma distância segura das outras motos (três metros no mínimo) e sempre dentro do campo de visão do motociclista que vai à frente, evitando ficar exatamente atrás de sua moto.
Em rodovias com três ou mais faixas de tráfego, o grupo de motos deve ocupar a faixa da direita, de maneira a ficar no campo de visão uns dos outros: uma à direita, outra à esquerda, e assim sucessivamente.



Em rodovias de mão dupla ou de duas faixas de rodagem, o grupo de motos deve posicionar-se em fila indiana alternada.
Num grupo muito numeroso, é conveniente separar as motos em subgrupos de cinco motos no máximo. Cada subgrupo poderá ficar distanciado dos demais em até 500 metros.
Nas ultrapassagens, o grupo deve manter seu posicionamento, aguardando que, uma a uma, cada moto realize a manobra com segurança.
Quando dois ou mais motociclistas viajam juntos é interessante usar gestos e sinais padronizados para se comunicarem de maneira rápida e precisa, Cabe ao piloto da primeira moto alertar sobre os obstáculos e indicar o caminho a ser seguido pelos demais. É dele a tarefa mais "complicada", que exige responsabilidade e atenção redobrada.
Com o tempo, os integrantes de um grupo de motos vão se conhecendo melhor e até mesmo um balançar de cabeça poderá ser interpretado como mensagem pelo colega ao lado.

Dez mandamentos para uma boa viagem

1) Faça uma boa revisão mecânica e elétrica na sua moto antes de viajar.
2) Tenha sempre consciência dos seus limites e dos limites da moto.
3) Procure descansar antes de uma viagem.
4) Não exagere na bagagem e arrume-a de forma organizada na moto.
5) Não consuma bebidas alcoólicas antes de sair para viajar e nem durante a viagem.
6) Não prossiga se estiver se sentindo cansado.
7) Faça paradas para descanso, respeitando a sua resistência física.
Cool Não se alimente com comida "pesada" durante a viagem.
9) Só viaje a noite se as condições da moto e da estrada permitirem.
10) Evite mostrar que você é "o melhor, o mais rápido, o mais tudo"; durante uma viagem em grupo, seja o mais inteligente.



Fonte:
Livro: Direção Defensiva para Motociclista
João Carlos Salvaro
avatar
Marcos Barros

Número de Mensagens : 1226
Idade : 38
Localização : Guaratinguetá/SP
Emprego/lazer : Presidente Fogos Fátuos Motoclube
Data de inscrição : 07/05/2008

http://www.fogosfatuosmc.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Taí o curso...e de graça !!!

Mensagem  Colombo em Sex Jul 18, 2008 12:42 pm

Taí o curso moçada ! De graça, mas sem almoço e janta !!! Very Happy

Abr
Colombo cheers
avatar
Colombo

Número de Mensagens : 482
Localização : Sao Caetano do Sul - SP
Emprego/lazer : Engenheiro / Aviação / Moto
Data de inscrição : 15/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Marcos Barros em Sex Jul 18, 2008 1:25 pm

Desculpa aí galera, estraguei alguma coisa?
avatar
Marcos Barros

Número de Mensagens : 1226
Idade : 38
Localização : Guaratinguetá/SP
Emprego/lazer : Presidente Fogos Fátuos Motoclube
Data de inscrição : 07/05/2008

http://www.fogosfatuosmc.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Jr Grosso em Sex Jul 18, 2008 2:38 pm

Belo material, Marcos Barros........legal!!!
avatar
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308
Idade : 58
Localização : Sorocaba - SP
Data de inscrição : 05/04/2008

http://midnightonline.livreforum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Colombo em Sex Jul 18, 2008 6:26 pm

Marcos Barros escreveu:Desculpa aí galera, estraguei alguma coisa?

Que nada cara !! Tudo gozação com o pessoal que vai fazer um curso ! Vc ensinou acho que quase tudo. rsrsr

Abr
Colombo cheers
avatar
Colombo

Número de Mensagens : 482
Localização : Sao Caetano do Sul - SP
Emprego/lazer : Engenheiro / Aviação / Moto
Data de inscrição : 15/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Gorkthor (Emerson) em Sex Jul 18, 2008 8:01 pm

Parabéns Marcos, valeu mesmo...show de bola!
Bem espero que todos leiam atentamente tudo que foi colocado aqui e que possamos marcar uma reunião geral para alinhar estes ítens aqui citados.
Aí Colombo, mesmo assim, parecendo coisa de exército e tudo acho que deve servir à todos estas dicas e que se alguém acha que é regra demais, entenda que é para segurança do grupo.
Estou disposto a abrir mão do curso diante deste material e reintegrar a lista de Paranapiacaba, mas de uma forma que realmente levemos a sério estes detalhes.
De posse deste material acredito que podemos criar nossas próprias "regras" e que estas sirvam para aqueles que venham integrar o grupo posteriormente.
Abraços
avatar
Gorkthor (Emerson)

Número de Mensagens : 484
Idade : 46
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Eletricista de manutenção
Data de inscrição : 24/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Marcelo_Baiano em Sex Jul 18, 2008 8:09 pm

Boa Emerson!!! Apoiado!!
avatar
Marcelo_Baiano

Número de Mensagens : 167
Idade : 38
Localização : Limeira
Emprego/lazer : Membro DOGS BR MT
Data de inscrição : 09/06/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  MARCIO DISSIDENTE em Sex Jul 18, 2008 8:13 pm

avatar
MARCIO DISSIDENTE

Número de Mensagens : 1542
Localização : BRASIL
Data de inscrição : 12/03/2008

http://www.animalhealth.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  MARCIO DISSIDENTE em Sex Jul 18, 2008 8:17 pm

Gorkthor escreveu:Parabéns Marcos, valeu mesmo...show de bola!
Bem espero que todos leiam atentamente tudo que foi colocado aqui e que possamos marcar uma reunião geral para alinhar estes ítens aqui citados.
Aí Colombo, mesmo assim, parecendo coisa de exército e tudo acho que deve servir à todos estas dicas e que se alguém acha que é regra demais, entenda que é para segurança do grupo.
Estou disposto a abrir mão do curso diante deste material e reintegrar a lista de Paranapiacaba, mas de uma forma que realmente levemos a sério estes detalhes.
De posse deste material acredito que podemos criar nossas próprias "regras" e que estas sirvam para aqueles que venham integrar o grupo posteriormente.
Abraços

ENTÃO COLOCA TEU NOME DE VOLTA...HEHEHEHE ABRAÇO afro
avatar
MARCIO DISSIDENTE

Número de Mensagens : 1542
Localização : BRASIL
Data de inscrição : 12/03/2008

http://www.animalhealth.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Jr Grosso em Sex Jul 18, 2008 8:29 pm

Gorkthor escreveu:Parabéns Marcos, valeu mesmo...show de bola!
Bem espero que todos leiam atentamente tudo que foi colocado aqui e que possamos marcar uma reunião geral para alinhar estes ítens aqui citados.
Aí Colombo, mesmo assim, parecendo coisa de exército e tudo acho que deve servir à todos estas dicas e que se alguém acha que é regra demais, entenda que é para segurança do grupo.
Estou disposto a abrir mão do curso diante deste material e reintegrar a lista de Paranapiacaba, mas de uma forma que realmente levemos a sério estes detalhes.
De posse deste material acredito que podemos criar nossas próprias "regras" e que estas sirvam para aqueles que venham integrar o grupo posteriormente.
Abraços


Se me permite uma opinião, Emerson.... como voces ainda estão antes do passeio, combine com o pessoal que vai,... ou peça, se for o caso, que exista um minimo de comprometimento, tipo assim: GALERA, VAMOS LER AS REGRAS ACIMA MENCIONADAS E VAMOS "TREINAR" PARA CONSEGUIRMOS VIAJAR COM MAIS SEGURANÇA???...caso a resposta seja positiva, voce e outros companheiros que têm mais experiencia de estrada, antes da saida, troque umas idéias com o grupo e combinem.... SE TODO MUNDO OU A MAIORIA TOPAR, vão lá e componham o grupo do nosso pessoal.....e na estrada treinem, pratiquem....pois, melhor que a teoria das palavras aí escritas, muito mais proveitoso é o "bonde" praticar.....

SE DER CERTO..... PUTZ, QUE LEGAL!!! se der errado e virar outra coisa, com certeza, este não vai ser o último curso que o pessoal do Carpe Diem vai fazer... daí, então, voces fazem o proximo.....

Com certeza, algumas falhas poderão ocorrer....mas, com certeza também, pode ser uma experiência muito produtiva..... ....... ...... isto sem contar que, aí, também, pode já estar sendo plantada a semente de um futuro Moto Clube......

Palpite, só.....


Última edição por Jr Grosso em Sab Jul 19, 2008 12:05 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308
Idade : 58
Localização : Sorocaba - SP
Data de inscrição : 05/04/2008

http://midnightonline.livreforum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Realizamos as técnicas descritas

Mensagem  matsuda em Sex Jul 18, 2008 11:32 pm

Meu grupo realiza as técnicas descritas:

vista aéria:




posição de casal




o mais importante:

enfileirar direitinho, depois de 10 chopps, é necessário organização !

drunken
avatar
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Idade : 40
Localização : Ibirama - SC
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo
Data de inscrição : 27/06/2008

http://matsudaworld.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Jr Grosso em Sab Jul 19, 2008 12:09 pm

matsuda escreveu:Meu grupo realiza as técnicas descritas:

enfileirar direitinho, depois de 10 chopps......

drunken

Pô, Matsuda...aí já é sacanagem, cara!!!

com essa tal de Lei Seca voce vem nos falar isso!!!! e, ainda mais colocando as motocas em frente ao "Pinguim"?????
avatar
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308
Idade : 58
Localização : Sorocaba - SP
Data de inscrição : 05/04/2008

http://midnightonline.livreforum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  JMURRA em Sab Jul 19, 2008 3:36 pm

Como diz nosso amigo pe49....

Buenas....

Antes de mais nada, conduta na estrada tem a ver com segurança, de uma forma PREVENTIVA. Estamos muito vulneraveis em cima de uma moto na estrada, então nada mais razoavel do que conhecer algumas atitudes que podem ajudar a prevenir algumas situações de risco, principalmente as causadas por voce mesmo ou por outros integrantes do seu grupo ( sim, por que se o caminhão vier pra cima, aí não tem curso que resolva a parada.... affraid )

Além disso, eu mandei um material para a galera aqui do forum, usado nos treinamentos dados pelo pessoal do Carpe Dien ( inclusive pra alguns rendeer rendeer que ficam tirando sarro..... tongue tongue ),

Esse material aí de cima postado pelo Marcos Barros é muito bom...o que eu mandei também é muito esclarecedor. Mas na minha humilde opinião NADA SUBSTITUI A EXPERIENCIA no aprendizado.

A experiencia do instrutor do Carpe Dien, só lá na hora mesmo. Ouvir alguem falando do que aconteceu no passeio tal...como socorreram uma moto quebrada...como se comportaram em situações de adversidade .... como lidaram com acidentes com vitimas....

Alem disso, ler um monte de apostila e ficar fuçando na internet não adianta nada, se o camarada não tiver compromisso com a segurança de todos os demais integrantes do grupo.

Eu vou participar do curso sim, se não for esse do Carpe Dien que seja outro do mesmo nível tecnico (Marcião, vc esta agitando com alguém da Associação dos MC´s??), e gostaria que o irmão que estiver comigo na estrada tenha a mesma consciencia sobre segurança e possa ajudar no dia que tivermos problemas. SIM...ESSE DIA VAI CHEGAR, NÃO SE ILUDAM !!!

Acho que a idéia não é engessar todo mundo, e sim se divertir e curtir o passeio e os amigos, mas com segurança. Somos um grupo pequeno, e a grande maioria é inexperiente. Não tenho a ilusão de que basta subir na moto e seguir as placas e tudo bem. Quero sair de casa, curtir a viagem e voltar na boa.

Como já foi dito em outro tópico, algumas pessoas aqui pensam "Moto Grupo", e eu sou uma delas. Prefiro andar na estrada com pessoas com quem tenho afinidade, e sei que estão comprometidas com a minha segurança e estão preparadas pra isso.

Abs !!!
avatar
JMURRA

Número de Mensagens : 1829
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 12/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Jr Grosso em Sab Jul 19, 2008 8:41 pm

JMURRA escreveu:Como diz nosso amigo pe49....


A experiencia do instrutor do Carpe Dien, só lá na hora mesmo. Ouvir alguem falando do que aconteceu no passeio tal...como socorreram uma moto quebrada...como se comportaram em situações de adversidade .... como lidaram com acidentes com vitimas....


Falar o que???
avatar
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308
Idade : 58
Localização : Sorocaba - SP
Data de inscrição : 05/04/2008

http://midnightonline.livreforum.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Colombo em Sab Jul 19, 2008 9:37 pm

Gorkthor escreveu:Parabéns Marcos, valeu mesmo...show de bola!
Bem espero que todos leiam atentamente tudo que foi colocado aqui e que possamos marcar uma reunião geral para alinhar estes ítens aqui citados.
Aí Colombo, mesmo assim, parecendo coisa de exército e tudo acho que deve servir à todos estas dicas e que se alguém acha que é regra demais, entenda que é para segurança do grupo.
Estou disposto a abrir mão do curso diante deste material e reintegrar a lista de Paranapiacaba, mas de uma forma que realmente levemos a sério estes detalhes.
De posse deste material acredito que podemos criar nossas próprias "regras" e que estas sirvam para aqueles que venham integrar o grupo posteriormente.
Abraços

Aeee,

Apesar dos meus 30 anos de carta dirigindo em SP sem nenhum ponto na carteira, não entendi ainda: será que daria para desenhar ...como disse, sou meio devagar !!! Tô sempre no fim da fila, "pela segurança do grupo" e principalmente, pela minha. Laughing Emerson: tudo não passa de uma grande brincadeira. Se é para segurança do grupo e pelo bem geral dos DOG´s, diga ao povo que tudo bem: entendi !! Mas................. ainda acho esses caras chatos prá burro..hehehe Very Happy . Coisa de quem usou relógio por muito tempo antes da moto.

Abr a todos
Colombo cheers
avatar
Colombo

Número de Mensagens : 482
Localização : Sao Caetano do Sul - SP
Emprego/lazer : Engenheiro / Aviação / Moto
Data de inscrição : 15/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  JMURRA em Seg Jul 21, 2008 12:13 am

Colombo escreveu:....Apesar dos meus 30 anos de carta dirigindo em SP sem nenhum ponto na carteira........ ainda acho esses caras chatos prá burro..hehehe Very Happy ...

Abr a todos
Colombo cheers

Essa dos 30 anos sem pontos foi forte... Laughing Laughing

Colombo, sabe que eu tambem acho que regras demais pra uma coisa aparentemente simples (passear de moto !) é um pé no saco, mas talvez pelo ponto de vista de quem esta num grupo de mais de 50 motos (que não é o nosso caso), algumas coisas devem ser combinadas.

Vou aproveitar e escrever duas coisas interessantes sobre o Emerson:

1) Em todos os passeios e viagens que fiz com ele e a Gi, nas saídas do grupo pra viagem de volta, ele SEMPRE espera a ultima moto sair. Ele fica esperando o ultimo DOG se arrumar na moto, dar partida e sair, para depois ELE sair.

2) Na nossa ultima viagem pra SPedro, no dia do retorno estavamos no restaurante em Piracicaba. Eu estava de carro, pois continuei na região, em férias. Lá pelas 16:hs ele fez o seguinte comentário pra mim: " Não gostei desse atraso no almoço, por que vamos pegar estrada a noite, e sei que o CADU não gosta de viajar a noite..."

Esse é o meu brother....gosto de viajar com ele e me sinto seguro com ele no grupo.

Abs!!!
avatar
JMURRA

Número de Mensagens : 1829
Localização : São Paulo SP
Data de inscrição : 12/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Marcos Barros em Seg Jul 21, 2008 9:43 am

Legal DOG's, ainda bem que gostaram!
Fiz um curso na Honda de técnicas de pilotagem e frenagem, muito bom tbm, aula teórica e pratica!
A Segunda parte de curso se não me engano é na Honda em Indaiatuba!
Sem sombra de dúvidas uma palestra ou um curso é bem mais produtivo que uma simples leitura, até porque, quem ministra o curso ou a palestra, cloloca situações que já passou e que nos fazem visualizar como seria na realidade.
Ah! Se forem entrar em contato com alguém da federação o Carvalho (Presidente) é gente boníssima! Ele é do motoclube Falcões Raça Liberta!
Abraço e boa semana a todos!
avatar
Marcos Barros

Número de Mensagens : 1226
Idade : 38
Localização : Guaratinguetá/SP
Emprego/lazer : Presidente Fogos Fátuos Motoclube
Data de inscrição : 07/05/2008

http://www.fogosfatuosmc.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  MARCELÃO em Seg Jul 21, 2008 3:24 pm

JMURRA escreveu:
Colombo escreveu:....Apesar dos meus 30 anos de carta dirigindo em SP sem nenhum ponto na carteira........ ainda acho esses caras chatos prá burro..hehehe Very Happy ...

Abr a todos
Colombo cheers

Essa dos 30 anos sem pontos foi forte... Laughing Laughing

Colombo, sabe que eu tambem acho que regras demais pra uma coisa aparentemente simples (passear de moto !) é um pé no saco, mas talvez pelo ponto de vista de quem esta num grupo de mais de 50 motos (que não é o nosso caso), algumas coisas devem ser combinadas.

Vou aproveitar e escrever duas coisas interessantes sobre o Emerson:

1) Em todos os passeios e viagens que fiz com ele e a Gi, nas saídas do grupo pra viagem de volta, ele SEMPRE espera a ultima moto sair. Ele fica esperando o ultimo DOG se arrumar na moto, dar partida e sair, para depois ELE sair.

2) Na nossa ultima viagem pra SPedro, no dia do retorno estavamos no restaurante em Piracicaba. Eu estava de carro, pois continuei na região, em férias. Lá pelas 16:hs ele fez o seguinte comentário pra mim: " Não gostei desse atraso no almoço, por que vamos pegar estrada a noite, e sei que o CADU não gosta de viajar a noite..."

Esse é o meu brother....gosto de viajar com ele e me sinto seguro com ele no grupo.

Abs!!!

ENGRAÇADO QUE A LADY SANDRA FEZ O MESMO COMENTÁRIO PRA MIM...
avatar
MARCELÃO

Número de Mensagens : 5605
Idade : 45
Localização : JUNDIAÍ/SP
Emprego/lazer : Engenheiro/Churrasco, Praia e Moto
Data de inscrição : 19/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  GIL DOGS BR MT em Seg Jul 21, 2008 3:45 pm

Vcs não perceberam ainda? Esse Gorkthor é um cara especial...
avatar
GIL DOGS BR MT

Número de Mensagens : 1255
Idade : 57
Localização : Mogi das Cruzes SP
Emprego/lazer : arquiteto
Data de inscrição : 10/01/2008

http://www.gilnobrega.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  CADU DOG'S BR MT em Seg Jul 21, 2008 4:52 pm

Não gostei desse atraso no almoço, por que vamos pegar estrada a noite, e sei que o CADU não gosta de viajar a noite..."

É MEUS AMIGOS ISSO É COISA DE IRMÃO, SEMPRE PENSANDO NO BEM ESTAR DO OUTRO.
cheers cheers cheers VALEU MEU IRMÃO "CAÇULA" EMERSON.
avatar
CADU DOG'S BR MT

Número de Mensagens : 187
Idade : 63
Localização : São Paulo, Capital
Data de inscrição : 08/04/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Bergamo em Seg Jul 21, 2008 5:14 pm

Emerson,

É isso aí!!! O conceito de moto, vejo que é igual em casos de mergulho!!!
Sempre em dupla e respeitar os limites de cada um será fundamental para irmos todos muitooooo longeeeee!!!!!

Valeu!!! Até breve.

Bergamo

Bergamo

Número de Mensagens : 327
Idade : 38
Localização : São Paulo - SP
Data de inscrição : 05/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Sergio em Seg Jul 21, 2008 5:28 pm

JMURRA escreveu:[.
Vou aproveitar e escrever duas coisas interessantes sobre o Emerson:
1) Em todos os passeios e viagens que fiz com ele e a Gi, nas saídas do grupo pra viagem de volta, ele SEMPRE espera a ultima moto sair. Ele fica esperando o ultimo DOG se arrumar na moto, dar partida e sair, para depois ELE sair.
2) Na nossa ultima viagem pra SPedro, no dia do retorno estavamos no restaurante em Piracicaba. Eu estava de carro, pois continuei na região, em férias. Lá pelas 16:hs ele fez o seguinte comentário pra mim: " Não gostei desse atraso no almoço, por que vamos pegar estrada a noite, e sei que o CADU não gosta de viajar a noite..."
Esse é o meu brother....gosto de viajar com ele e me sinto seguro com ele no grupo.
Abs!!!
verdade... nós (Lilian e eu) também fizemos a mesma observação sobre os passeios em Sorocaba, Sto Antonio e Sao Pedro. Atuação nota 10 do nosso "ferrolho", sem que ninguém tivesse pedido.
avatar
Sergio

Número de Mensagens : 685
Localização : São Paulo - SP
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.
Data de inscrição : 15/03/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Gorkthor (Emerson) em Seg Jul 21, 2008 9:48 pm

Agora vou dar uma de Marcelão.... Quase cheguei às lágrimas...rsrsrsrsr
Obrigado pelo carinho de todos aqui expressados, e saibam que faço isso com muito gosto! Não sei (e nem quero saber) como eu me sentiria chegando em casa e pensando que saímos em um grupo, e retornamos com o grupo reduzido, ou até mesmo em uma situação simples onde alguém tenha ficado para trás e o restante seguiu viagem, eu não conseguiria me divertir!
Tenho certeza de que fariam o mesmo por mim.
Pessoal, sem caretice, até mesmo dentro de uma familia, entre irmãos é comum existir mais ou menos afinidades entre alguns. Nem por isso os outros se querem mau ou deixam de ser irmãos. Nosso grupo está crescendo muito rápido, será normal maiores ou menores afinidades. Importante é que diante de todas situações todos mantenham o respeito e o cuidado uns aos outros para que ao fim de qualquer passeio a FAMILIA retorne completa e bem!
avatar
Gorkthor (Emerson)

Número de Mensagens : 484
Idade : 46
Localização : São Paulo
Emprego/lazer : Eletricista de manutenção
Data de inscrição : 24/02/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Arthur (Alemão) em Seg Maio 25, 2009 11:55 am

Pessoal,
Desculpem a ignorância, mas como sou relativamente novo no assunto, aproveito esse tópico para pedir eclarecimentos sobre o assunto "andar em formação nas estradas" :

Já aconteceu comigo andando em grupos maiores onde estavamos em formação intercalada e em "x"... tudo que está descrito aqui no tópico. Porém, em vários momentos durante a viagem, alguns integrantes saiam do grupo ou estavam devagar e era preciso ultrapassa-lo.

A duvida é a seguinte: estamos em formação intercalada e o cara que está à minha frente-diagonal, por algum motivo saiu da formação. O que é mais correto fazer:
- Me mantenho na posição e deixo a posição dele vaga com esse buraco?
- Mudo de lado para ocupar o lugar dele e todos atras de mim farão o mesmo para mantermos a formação sem buracos?
- Ou ainda, espero que o cara logo atras de mim, assuma o lugar dele sem ter que cruzar na diagonal?

Valeu!!

Arthur
avatar
Arthur (Alemão)

Número de Mensagens : 176
Idade : 40
Localização : São Paulo - SP (Butantã)
Emprego/lazer : Gerente de TI
Data de inscrição : 01/08/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Edson (Velhinho)(VMFG-MC) em Seg Maio 25, 2009 2:47 pm

Ola,li algumas respostas do topico lançado e alguns dos amigos sabem bem o sentido da responsabilidade,do prazer e NÃO ESQUECEM do companherismo ,fraternidade,e SEGURANÇA para com o grupo que esta andando...
As experiencias VIVIDAS pelos amigos que tem maior conhecimento em estradas e condução em grupo realmente é algo para entrar no ouvido e gravar pois se tudo der certo maravilha e caso não como proceder??nem sempre as informações escritas vão vir de encontro com o momento ,pois nele temos o conteudo nem sempre o procedimento ou ex. a ser seguido...

tenho a mesma linha de pensamento do Murra sempre que posso tento acompanhar,palestras ,cursos e dicas dos pilotos mais experientes,a visão e a dinamica que se aprende em um curso para os que realmente tem GASOLINA NA VEIA é pra sempre em vossos passeios...

so comentario,ok...
obrigado pelo espaço em mais essas dicas....

Ha referente ao curso da federação dos motoclubes de são paulo,como ja foi apresentado,se os amigos arrumarem um grupo com 15 motociclistas,posso falar com o Carvalho e ver a disponibilidade para esse curso...a teoria é realizada em sampa e a pratica na honda em indaiatuba .

att
edson (Velhinho)(VMFG-MC)
avatar
Edson (Velhinho)(VMFG-MC)

Número de Mensagens : 113
Localização : São Paulo- SP
Data de inscrição : 07/10/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: VIAJANDO EM GRUPO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum