DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Mensagem  GIL DOGS BR MT em Sex Jul 11, 2008 9:33 pm

Continuando a série "copie e cole", vai abaixo orientações muito legais, copiadas do site dos POLVOS DO ASFALTO, aqui da minha região, sobre SEGURANÇA. Achei legal e bem didático:

SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Ir para a estrada é um prazer inigualável. Parece que as motos foram feitas apenas para isso. Novamente existem regras básicas que ajudam você a ir e voltar em segurança.

* Mesmo não conhecendo nada de mecânica, convém levar as ferramentas básicas da sua moto sempre, além de velas, câmaras de ar e cabo de acelerador. Mesmo não sabendo trocar, é sempre mais fácil encontrar alguém que saiba, tendo o material em mãos.

* Faça o seu roteiro, observando as paradas, as cidades, os abastecimentos... Viajar no estilo "easy rider" é do tempo em que a gasolina era barata. O ideal é marcar as paradas para pernoite no mapa, segundo a sua capacidade e a da moto.

* Evite pilotar mais de 150 Km direto. Cansa muito e logo você estará o "bagaço". O
bom é fazer paradas de 100 em 100 para descansar uns dez minutos (caminhar, esticar as pernas, ir ao banheiro, etc). De 200 em 200, um abastecimento (dependendo da autonomia da sua moto). Em cada parada de abastecimento você descansa um pouco mais. 20 a 30 minutos.

* Evite almoçar pesado. Geralmente os almoços tiram muito tempo da sua viagem, além de que quando você esta de barriga cheia, fica com sono e perde os reflexos. O ideal é fazer um lanche leve no horário do almoço, com frutas de rápida assimilação pelo organismo, líquidos e energéticos (chocolates, barras de cereal). Deixe para comer de verdade quando você parar para o pernoite.

* Apesar do calor, não abra mão do casaco de couro, calças jeans ou couro e botas, etc. As luvas são importantes para proteção e evitam que depois de um dia inteiro de viagem no sol, você descubra que ganhou um par de mãos vermelhas na extremidade de braços brancos.

* O casaco de couro não protege muito do frio. Em caso de frio intenso, usar uma roupa quente por baixo. Numa emergência, jornal por dentro da jaqueta, luvas e botas faz milagres.

* À noite procure usar algo colorido por cima do casaco, adesivos reflexivos no capacete também ajudam. Lembre-se que você tem que ser visto de longe.

* Não beba nada alcoólico. Alguns dizem que pilotam melhor sob o efeito do álcool. É o que eles pensam, o que o álcool faz é deixá-los sem medo, prontos para cometerem alguma besteira por excesso de ousadia, ou por falta de coordenação. O álcool diminui a performance de um piloto.

* Evite pilotar após as 18:00 horas. Além de você perder a visão das paisagens da estrada, é o horário que lhe cansa mais rápido. Neste horário é bom parar para jantar, dormir, tomar uma cerveja e descansar... (não vai mais pilotar, pode beber moderadamente)

* Rode dentro da velocidade estipulada pelas leis de trânsito. Piadinha! Aliás as leis
de trânsito, em se tratando de motocicleta, são uma grande piada de mau gosto. Pilote numa velocidade que você se sinta seguro, sempre deixando margem de potência para uma acelerada emergencial. É claro que você vai respeitar os limites de zonas urbanas, é uma questão de bom senso.

* Reduza a velocidade próximo a postos de combustível. Além da possibilidade de ter um carro com motorista distraído saindo do posto, sempre pode ter pela pista um pouco de óleo diesel espalhado (oriundo dos drenos dos caminhões).

* Em regiões serranas, é comum terminar uma curva e encontrar uma árvore caída na pista, ou uma queda de barranco. Todo cuidado é pouco. Mais um bom motivo para você não pilotar à noite.

http://sites.google.com/site/polvodoasfalto/
GIL DOGS BR MT

Número de Mensagens : 1255
Emprego/lazer : arquiteto

http://www.gilnobrega.com.br

Re: SEGURANÇA NAS ESTRADAS

Mensagem  Fantazzini em Seg Jul 14, 2008 6:39 pm

Boas dicas......seguras e simples, mas vivemos esquecendo.
Sempre bom lembra-las de qdo em qdo.....
Fantazzini

Número de Mensagens : 138

Mensagem  BAC2000 em Qua Jul 16, 2008 2:04 pm

Valeu Gil............

Boas dicas.
BAC2000

Número de Mensagens : 41
Emprego/lazer : ADVOGADO/MOTOCAR, ETC........

Mensagem  Jr Grosso em Qua Jul 16, 2008 2:07 pm

Anotado.......muito boas.....
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308

http://midnightonline.livreforum.com/

Mensagem  pe-49 em Qua Jul 16, 2008 11:31 pm

buenas....são considerações simples, mas que numa viajem mais longa tem relevância...o uso dos jornais já tive comprovação...aquece muito dentro das botas e na jaqueta....
um item nao mencionado é o reparo para peneus, o spray...sempre tenho um nas saídas...se não for pra mim, pode servir para outro.....
as ferramentas são imprescindíveis...algum parafuso allen pode soltar..um retrovisor ficar frouxo, um cano..e chave allen não é qq posto de gasolina ou borracheiro que tem....
sempre tenho no "porta-luvas" da moto umas tiras de camara de peneu de carro, sao ótimas para fixar algum objeto....
em viagem, o almoço se reduz a um sanduba ou pastel....e muita coca e água com gás....
é somente seguir a lista e boa estrada.
salud, pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3408

Mensagem  GIL DOGS BR MT em Qui Jul 17, 2008 4:12 pm

Outra coisa importante, que foi assunto de outro tópico, mas acho que cabe aqui tmb: A VELOCIDADE ADOTADA NA ESTRADA

Mas não podemos esquecer que andar devagar demais numa estrada é um dos maiores causadores de acidentes. Imagine vc e garupa, admirando a paisagem à 50km/h numa estrada de 80km/h. Pela lei, vc pode andar, se não me engano, a 30% menos que a velocidade permitida, mas a maioria estará na velocidade máxima, certo? O que acontece? Numa certa hora, verá uma carreta colada na placa da moto. Vc vai pro canto, tenta dar passagem, mas a carreta não passa. Vc só consegue ver o GMC cromado no retrovisor, de tão perto que ela está, praticamente te empurrando. Uma hora, o cara perde a paciência e vai te passar numa curva. Vem carro (ou moto) no sentido contrário, aí.... vai sobrar para vc tmb. Isso sem contar que ele pode sim te espremer, e vc vai cair mesmo!

Ou seja, a maioria das ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS acontecem porque tem um LERDO na frente. Muitos motoristas não têm paciência de esperar a reta, e passa onde não deve. O inverso já não aconteceu com vc? Pegar um "turista" admirando a paisagem à 40km/h e segurando uma fila imensa??? Uma raiva por não poder passar? Coloque-se sempre no lugar do outro...

RESUMINDO:
- NÃO ANDE RÁPIDO DEMAIS NA ESTRADA
- TAMBÉM NÃO ANDE DEVAGAR DEMAIS NUMA ESTRADA
- ANDE NA VELOCIDADE DA ESTRADA, SEM ATRAPALHAR OS OUTROS MAIS APRESSADOS. EVITE ACIDENTES!
GIL DOGS BR MT

Número de Mensagens : 1255

http://www.gilnobrega.com.br

Mensagem  pe-49 em Sex Jul 18, 2008 8:49 am

buenas.
".....- NÃO ANDE RÁPIDO DEMAIS NA ESTRADA
- TAMBÉM NÃO ANDE DEVAGAR DEMAIS NUMA ESTRADA
- ANDE NA VELOCIDADE DA ESTRADA, SEM ATRAPALHAR OS OUTROS MAIS APRESSADOS. EVITE ACIDENTES!"..........

considerando que, a grande maioria pega suas motos em finais de semana encontramos a estrada normalmente lotada....o que vejo como agravante são os ditos motoristas domingueiros, sem a prática ou malícia, na condução com uma diversidade de veículos....esses normalmente travam o transito.

já aqueles que consideram-se "experts" procuram impacientemente ultrapassar e ficar à frente dos lerdos....

então encontramos uma situação onde, se o motorista pretende manter a distancia regulamentar e a velocidade conforme o padrão fica à mêrce dos acontecimentos: um doido quer ocupar o espaço da distancia regulamentar, e se estiver atras de um lerdo então nem se fala.

qdo me deparo com um trânsito, onde as médias são superiores daquela que me proponho, sinalizo intensamente, piscas e com a mão, indicando minha intenção de dar a preferencia, tão logo seja possível.....mesmo que eu tenha que ir para o acostamento....minha premisssa é de que estou sempre desprotegido.
de qq forma, isso tem funcionado na maioria das vezes....o veículo que pretende me ultrapassar tem aguardado que eu libere a pista. diversas vezes recebo uma buzinadinha amistosa....
pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3408

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: