DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Curvas com a Drag e custons em geral!

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Curvas com a Drag e custons em geral!

Mensagem  Tuí em Qui Jan 08, 2009 11:44 pm

Caramba este tópico é quente e imenso e deveria ser fundido com o tópico do contra-esterço, se é que já não foi.

Alguém já foi em alguma feira de ciências e já segurou aquela roda de bicicleta com punhos na pontas do eixo com as mãos? Quando mudamos a posição do eixo a tendência é sentirmos uma força no sentido contrário. Isto é o efeito giroscópico, o mesmo do peão. É o momento angular devido a velocidade circular da roda. Lembram da regra da mão direita na física do vestibular?

Quanto maior a velocidade mais fácil é o equilíbrio pois o efeito giroscópico se encarrega disto, vejam o peão como abre a precessão quando está parando ou como é difícil se equilibra devagar.

De qq maneira, posso dizer que na curva existem 3 contribuições:

1. a força das coxas empurrando o tanque para um dos lados
2. a força do tronco fazendo a dança em cima do banco
3. a força dos braços, seja pró-esterço ou contra-esterço

Qualquer boa/ruim combinação destas 3 componentes dá uma curva boa/ruim, respectivamente.

Não acredito em maneira correta, acredito em maneira pessoal após o entendimento/treinamento das possibilidades. Isto é visto entre os pilotos, onde cada um tem a sua manha dependendo do tamanho, peso, característica do veículo, etc.

Aqui no Rio, já fui famoso no Alto da Boa Vista onde tinha pega de alto nível nos finais de semana. Hoje sou bem devagar pois são 29 tombos no lombo a já vi a morte bem perto algumas vzs, apesar de nunca ter me machucado seriamente.

Portanto, nobres amigos, apesar de adorar, como todos vcs, uma boa sequência de curvas, lembrem que a brincadeira de pião termina quando ele cai. Mantenham o momento angular das suas rodas paralelos ao chão e não esqueçam que o objetivo é voar e não cair.

[]s.
Tuí

Número de Mensagens : 352
Emprego/lazer : CBPF/MCTI, moto, muié

http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj

Mensagem  JJEder em Sex Jan 09, 2009 10:53 am

Uma coisa que notei na Drag foi que o peso da carga traseira dificulta muito as curvas. Por exemplo, sempre andei com a moto toda montada: banco traseiro e sissybar. Um dia resolvi deixa-la mais clean e para minha surpresa a moto ficou extremamente mais manobrável. É logico que a gente sabe que quando a garupatroa está com a gente a moto fica mais difícil de pilotar, mas eu não imaninava que um simples sissybar pudesse influenciar tanto. Não sei qual a explicação física para isso, deve ter a ver com a força inercial devido à maior massa somado à mudança do ponto gravitacional da moto (eu hein!!).
JJEder

Número de Mensagens : 669
Emprego/lazer : Poder Judiciário

Mensagem  Fabricio (Simão) em Sex Jan 09, 2009 1:45 pm

JJEder escreveu:Uma coisa que notei na Drag foi que o peso da carga traseira dificulta muito as curvas. Por exemplo, sempre andei com a moto toda montada: banco traseiro e sissybar. Um dia resolvi deixa-la mais clean e para minha surpresa a moto ficou extremamente mais manobrável. É logico que a gente sabe que quando a garupatroa está com a gente a moto fica mais difícil de pilotar, mas eu não imaninava que um simples sissybar pudesse influenciar tanto. Não sei qual a explicação física para isso, deve ter a ver com a força inercial devido à maior massa somado à mudança do ponto gravitacional da moto (eu hein!!).

Mesmo a garupatroa no banco de "gala" com Syssi bar fica muito mais dificil do que ela no banco original. No bancão cria um espaço entre o garupa e piloto, e se a garupa não for co-piloto, ajudando com o peso nas curvas, fica complicado. Com o banco original a garupatroa parece um carrapato e fica bem mais facil.
Fabricio (Simão)

Número de Mensagens : 1018
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos

Mensagem  Sergio em Sex Jan 09, 2009 7:36 pm

Fabricio Cimadon escreveu: se a garupa não for co-piloto, ajudando com o peso nas curvas, fica complicado.
assino embaixo. A garupa tem que colaborar, e isso requer vontade dela e treinamento dado pelo piloto.
Quando a Lilian entendeu o que tinha que fazer, ficou tudo muito mais fácil.
Sergio

Número de Mensagens : 685
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.

Pergunta de quem está começando

Mensagem  Convidad em Sex Jan 09, 2009 7:50 pm

.
E o que ela tem de fazer?

Convidad
Convidado

Mensagem  eder_souza em Sex Jan 09, 2009 8:13 pm

Sergio escreveu:
Fabricio Cimadon escreveu: se a garupa não for co-piloto, ajudando com o peso nas curvas, fica complicado.
assino embaixo. A garupa tem que colaborar, e isso requer vontade dela e treinamento dado pelo piloto.
Quando a Lilian entendeu o que tinha que fazer, ficou tudo muito mais fácil.

Na Drag isso atrapalha pacas mas em uma esportiva a coisa fica mesmo perigosa.. (como andei mais de esportivas, bullet, speed ou algo assim..rsrs) .. treinei bem a patroa..rs

e-mail: ederapsouza@yahoo.com.br
eder_souza
Admin

Número de Mensagens : 1700
Emprego/lazer : Admin do Fórum

http://forum.dragstaronline.com.br

Mensagem  Sergio em Sab Jan 10, 2009 8:47 am

Tulio Dantas escreveu:.
E o que ela tem de fazer?
Exatamente o que você faz, praticamente ao mesmo tempo, o tronco e acabeça tem que inclinar da mesma maneira que o piloto. Se for entrar em uma sequencia de curvas o piloto tem que combinar de alguma forma um sinal para que ela fique atenta, pois depois de algum tempo na garupa é inevitável que ela se distraia. É importante que ela veja o que há pela frente para se preparar. Se ela não se adaptar a isso, é melhor você não abusar.
Sergio

Mensagem  Tuí em Sab Jan 10, 2009 12:41 pm

* Creio que a TV Globo está acompanhando este nosso tópico (risos).

* A amanhã, domingo 11/01 9:00, no programa Auto Esporte, haverá uma seção sobre como fazer curva nos diversos tipos de moto.

* Será que falarão algo a mais do que nós?

* No sítio http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM939629-7824-GARUPA,00.html tem um filme explicativo sobre o assunto, relativo as nossas amadas e preciosas garupatroa.

[]s.
Tuí

Número de Mensagens : 352
Emprego/lazer : CBPF/MCTI, moto, muié

http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj

Sérgio

Mensagem  Convidad em Sab Jan 10, 2009 7:36 pm

.
Obrigado! Quando eu estiver razoável, vou começar a treinar com ela. O problema é que o meu filho mais velho (22 anos, o caçula tem 11 meses) está passando férias comigo e tem insistido para me acompanhar na garupa. Devagarzinho, venho deixando. Amanhã devo me deslocar por uns 90 km (ida e volta) para receber, na entrada do DF, quatro casais que estão vindo desde Sampa para cá e ele quer ir... Talvez seja uma experiência positiva para os dois.
Abração!

Convidad
Convidado

Tuí

Mensagem  Convidad em Sab Jan 10, 2009 7:38 pm

.
Meu filho está de olho e me avisou. vou tentar assistir.
Um domingo iluminado para você!

Convidad
Convidado

Mensagem  Sergio em Dom Jan 11, 2009 5:51 am

tem insistido para me acompanhar na garupa. Devagarzinho, venho deixando.
Acho que é você que está inseguro, não? Quando peguei a Drag eu morria de medo de colocar minha esposa na garupa. Comecei devagarzinho, saindo para tomar um café alí, depois outro mais longe e fui pegando o jeito e perdendo o medo. Vá com calma que é um aprendizado, mas o resultado é muito bom Smile
Sergio

Oi Sérgio

Mensagem  Convidad em Dom Jan 11, 2009 11:29 am

.
Estou mesmo inseguro. No final, já estou usando essa mesma tática! Tenho certeza de que o resultado compensa... Já está compensando!
Forte abraço e boas motocadas!

Convidad
Convidado

Mensagem  Fabricio (Simão) em Dom Jan 11, 2009 1:46 pm

É bom andar com garupa,em especial no começo, digo, quando não se tem experiencia com a Drag, porque exige certo esforço e pilotagem diferenciada. Depois,quando vc sai sozinho,a Drag parece uma bicicleta para pilotar.
Fabricio (Simão)

Número de Mensagens : 1018
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos

Sérgio e Cimadon

Mensagem  Convidad em Dom Jan 11, 2009 11:39 pm

.

Hoje fui esperar o pessoal que veio de Sampa na divisa GO-DF. A conselho de um amigo experiente que também foi, não levei meu filho. Ele ficou uma tristeza só. De ida, andei uns 65 km. É a segunda vez que faço isso nas últimas duas semanas. Vieram 2 Drags, 1 Boulevard 800 e 1 Shadow 750. Em cima delas, 8 pessoas maravilhosas. Tenho feito excelentes amizades nesse meio e isso, como já disse, tem sido a melhor parte para mim. O pessoal já tinha vindo com a idéia de fazer a visita guiada que acontece no final de semana no Congresso Nacional. Moro aqui há 33 anos e nunca tinha feito. Liguei para casa e minha esposa foi para lá nos encontrar, junto com meus filhos. O mais velho levou capacete e jaqueta e fez essa parte caminho de volta conosco (o pessoal ficou hospedado perto de minha casa). Redobrei o cuidado nas curvas, mas foi tranquilo. Mais do que eu esperava. Fiquei um pouco atrás do grupo no trecho final, quando fizemos uma curva bem acentuada mas como na semana retrasada quase saí da pista tentando acompanhar o "líder" em uma curva assim, achei que foi uma postura mais sensata. Acho que a '" mágica" é não forçar a barra demais para acompanhar os outros, mas manter-se dentro dos próprios limites, sem perder a turma de vista. Ainda preciso fazer as curvas de maneira mais lenta, até ter mais habilidade. Para mim não teve preço andar com meu filho. Ficamos, ambos, muito felizes. Quando ele era criança cavalgávamos juntos, em animais que criávamos na fazenda de meu irmão. Era mágico. Hoje, de certa forma, resgatamos um pouco daqueles momentos.
Uma ótima semana para todos.

Convidad
Convidado

Mensagem  Luizão em Dom Mar 15, 2009 4:51 pm

Exccelente Tópico!!!

Minha garupatroa vai fazer a prova do CFC pra renovar sua carteira. Essa informação da curva da garupa consta no manual da prova e só agora ela aceitou estas dicas. Imaginem como eu tem sofrido nas curvas Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad !!!!
Luizão

Número de Mensagens : 124
Emprego/lazer : Sign Maker / Dragterapia

Curvas com a Drag e custons em geral!

Mensagem  dudu em Dom Mar 15, 2009 7:27 pm

As custons saem de frente. Se vc entra mal na curva vai passar reto... Eu li uma dica nem sei onde foi que nalgumas curvas, se vc joga o corpo só um pouquinho pro lado não precisa nem virar a moto, ela faz a curva quase ereta!!! E num é que funciona... Em dia de chuva é até bem legal...

Agora praticar é bom, ler também é:

Proficient Motorcycling / from Motorcycle Consumer News.
The Ultimate Guide to Riding Well
by David L. Hough.

Pra quem não sabe nada (com eu) dê uma espiada nas páginas. : o )

Inté!

dudu

Número de Mensagens : 54
Emprego/lazer : Bolsista/Pesquisa/Fundação Oswaldo Cruz/Ciência da Informação/Programas de Computador

Parabéns!!!!!!!!!

Mensagem  Carlos Duarte em Ter Mar 17, 2009 11:42 am

Excelsnte texto, principalmente na parte com seu filho, na realidade vcs estão de cavalo de novo so que de aço he he he he, isso não tem preço.... certo????? Família!!!!!!!

Hoje fui esperar o pessoal que veio de Sampa na divisa GO-DF. A conselho de um amigo experiente que também foi, não levei meu filho. Ele ficou uma tristeza só. De ida, andei uns 65 km. É a segunda vez que faço isso nas últimas duas semanas. Vieram 2 Drags, 1 Boulevard 800 e 1 Shadow 750. Em cima delas, 8 pessoas maravilhosas. Tenho feito excelentes amizades nesse meio e isso, como já disse, tem sido a melhor parte para mim. O pessoal já tinha vindo com a idéia de fazer a visita guiada que acontece no final de semana no Congresso Nacional. Moro aqui há 33 anos e nunca tinha feito. Liguei para casa e minha esposa foi para lá nos encontrar, junto com meus filhos. O mais velho levou capacete e jaqueta e fez essa parte caminho de volta conosco (o pessoal ficou hospedado perto de minha casa). Redobrei o cuidado nas curvas, mas foi tranquilo. Mais do que eu esperava. Fiquei um pouco atrás do grupo no trecho final, quando fizemos uma curva bem acentuada mas como na semana retrasada quase saí da pista tentando acompanhar o "líder" em uma curva assim, achei que foi uma postura mais sensata. Acho que a '" mágica" é não forçar a barra demais para acompanhar os outros, mas manter-se dentro dos próprios limites, sem perder a turma de vista. Ainda preciso fazer as curvas de maneira mais lenta, até ter mais habilidade. Para mim não teve preço andar com meu filho. Ficamos, ambos, muito felizes. Quando ele era criança cavalgávamos juntos, em animais que criávamos na fazenda de meu irmão. Era mágico. Hoje, de certa forma, resgatamos um pouco daqueles momentos.
Uma ótima semana para todos.
Carlos Duarte

Número de Mensagens : 233
Emprego/lazer : ISRA # 30115

Curvas

Mensagem  LeoDiniz em Sab Abr 11, 2009 7:44 pm

Esse lance da curva é cruel mesmo, especialmente nas nossas customs que têm uma distância entre eixos grande e estão a meros 20cm do chão...
Eu uso a técnica do contra-esterço com o jogo do quadril. Um amigo me ensinou o contra-esterço, mas ele pilotava uma CB400, daí que a superfície de contato do pneu é bem maior e ela também é bem mais alta que uma custom, logo, você deita a moto, contra-esterça e curte a curva. Mas, na custom, se vc fizer isso, é chão....
Como é o lance do quadril: Quando vc estiver próximo à curva, vc abre um pouco, para fazer uma tangente correta e evitar parar do outro lado da rua; então vc começa a contra-esterçar, ao mesmo tempo em que, com as pernas e o quadril, vc joga o centro da moto numa leve inclinação para a curva, mantendo o tronco reto, assim, vc contrabalança o contra-esterço do guidão e não perde a estabilidade.
Um detalhe muito importante é que o contra-esterço é feito a partir de 40km por hora, pois é quando há força centrífuga (que te joga para fora) para equlibrar a moto. Outra coisa é que o contra-esterço é algo suave, delicado, feito de acordo com a necessidade da curva e, obviamente, sem acelerar ou freiar dentro da curva.
A verdade é que o guidão original da Drag parece ter vida nas curvas, especialmente quando estamos mais devagar, daí haja braço para segurar a DS...
É claro que não dá pra sair fazendo as curvas mais perfeitas do mundo logo de cara, mas com paciência, treino e, o mais importante, bastante responsabilidade e amor à sua vida e moto, as curvas passam a ser uma coisa muito prazerosa.
LeoDiniz

Número de Mensagens : 3
Emprego/lazer : Fisioterapeuta

Mensagem  André Dantas em Qui Abr 16, 2009 5:55 pm

Eu particularmente uso essa técnica do contra-esterço que o LeoDiniz falou em curvas, mas ela serve pra se livrar de buracos também. Quando não vejo o buraco a uma distância a tempo de evitá-lo, eu dou um toque no freio dianteiro e uso logo em seguida o contra-esterço, 'jogo' ela pra um dos lados e em seguida retorno. Na maioria das vezes dá certo. Abraço.
André Dantas

Número de Mensagens : 443
Emprego/lazer : Estudante de Engenharia Civil/Drag

Mensagem  Convidad em Qua Maio 06, 2009 12:09 am

[quote="Tulio Dantas"].

Hoje fui esperar o pessoal que veio de Sampa na divisa GO-DF. A conselho de um amigo experiente que também foi, não levei meu filho. Ele ficou uma tristeza só. De ida, andei uns 65 km. É a segunda vez que faço isso nas últimas duas semanas. Vieram 2 Drags, 1 Boulevard 800 e 1 Shadow 750. Em cima delas, 8 pessoas maravilhosas. Tenho feito excelentes amizades nesse meio e isso, como já disse, tem sido a melhor parte para mim.

Concordo com vc meu velho, uma das coisas que mais gosto no mundo moto custom são as amizades...

Abraços,

Aguardo vc no Jerivá;...

Allysson

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em Qua Maio 06, 2009 12:13 am

Excelente tópico,

li tudo, vi textos, vídeos etc... entrei na madruga vendo...

Para mim, que como alguns, também não tenho muita experiência foi ótimo.

Vou praticar amanhã mesmo...

Valeu pessoal...

Abraços,

Allysson Oliveira

Convidad
Convidado

boa tarde!!

Mensagem  BACHATERO em Qui Maio 14, 2009 4:11 pm

Opa , meu nome e Dario, e tenho essa maravilhossa motoca a 15 dias , porem gosto muito de estrada e quero que minha primeira viagem com ela seja para Foz , acho q estarei partindo dia 22-05 , moro em sao paulo e sou argentino, assim q realizarei 2 sonhos , o primeiro pegar estrada com minha Drag, e o segundo chegar na minha terra com ela ,srsrsrsrsrs,
Qualquer coisa se as datas forem as mesmas , quem sabe nao rodamos uns kilometros de Drag pelo Parana.
Abraços.
OBs: 15 dias = 680km srsrsrsrs.
BACHATERO

Número de Mensagens : 620
Emprego/lazer : Industria na area de beleza/futbol/moto/viajar

http://www.megabell.com.br

Mensagem  Ghan em Sex Maio 29, 2009 10:08 am

Bom amigos, uma coisa é certa, custons não foram feitas para andar em curvas.
Mas ja que nãoe xistem só retas, o melhor mesmo é buscarmos o melhor com a maxima segurança.
Uma coisa importante é prever a curva, ous eja, visualizar a curvatura antes de entrar nela, assim coce ja poderá antever a inclinação ou não, necessaria. Curvas fechadas, não ha tecnica milagrosa, é reduzir mesmo.
O contra esterço funciona muito bem, porrem, nãos e pdoe esquecer que um pequeno toque no guidão, minimo mesmo, vai dar um efeito forte na inclinação. Então é contra esterçar minimamente. Um contra esterço muito forte, leva para o chão na hora.
Um outro detalhe importante em curvas , principalmente aquels sem visibilidade, é o piso. Voce nunca sabe o que vai encontrar depois do proximo metro rodado. Quanto maior for a inclinação que estiver usando, maior a chance de chão, se houver óleo,areia ou qualquer coisa deslizante na curva.

Tulio, bom te ver por aqui mano véio.

Forte abraço
Felix

Ghan

Número de Mensagens : 5706
Emprego/lazer :

Re: Curvas com a Drag e custom em geral!

Mensagem  PENINHA em Ter Jun 02, 2009 8:15 pm

Neste último fds eu, Tuí, Pierre e outros Dogs aqui do Rio saímos como sempre do Posto Bracarense na Praça da Bandeira às 09:00 h tendo como destino a cidade de Nova Frifurgo, a Suiça brasileira. Pegamos a estrada até Casimiro de Abreu com tempo nublado e muito frio, aliás carioca odeia frio, até aí tudo beleza 120Km de estrada e só alegria (e frio, muito frio)......começamos a subida da serra que liga Casimiro até Friburgo, paramos uma vez para tirar umas fotos que serão postadas depois pelo Tuí e continuamos serra arriba, e tome curva prá lá e prá cá, derrepente levanto os olhos por meio segundo para olhar a cachoeira que corta a serra e pimba, quase passei reto, reduzi e rezei (que Deus me perdoe pq pensei, fiz mer...a ) ainda bem que Ele ouviu e não apareceu nenhum carro em sentido contrário senão......não sai da pista mais fiz a curva toda na contra-mão e por pouco não fui parar na cachoeira. Até chegar em Friburgo fiz todas as curvas bem devagar e bem concentrado, sei que atrasei o comboio um pouco mais o susto foi grande. Os Dogs mais experientes como Pierre e Tuí foram solidários comigo e perceberam que eu errei a curva e não ficaram me zoando. Voltamos por outra serra, a Friburgo-Terezópolis e dessa vez eu não vacilei, paramos para colocar a roupa de chuva pois estava muito frio, como disse antes carioca odeia frio. Fiz uma foto do Dedo de Deus que ficou show de bola e que eu não consigo postar de geito nenhum.

Quando cheguei em casa havia rodado exatos 404 Km, belo passeio e uma certeza, eu sou uma besta nas curvas......as estradas deveriam ser todas retas, rsrsrsrsrsrsrsr.
PENINHA

Número de Mensagens : 333
Emprego/lazer : ENGENHEIRO QUÍMICO/MEDIR ASFALTO

Mensagem  ALXC em Dom Jun 07, 2009 5:44 pm

Nossa. Hoje quase tombei dando uma curva, aqui mesmo nas ruas calmas e perigosas do Brooklin. Digo perigosas por causa das benditas "valas de escoamento de água", um inferno da pavimentação paulistana.

Depois foi só parar, colocar em Neutro e esperar as pernas pararem de tremer....Hahhahahaha.

Ser calouro é fogo, mas faz parte do (re)começo.
ALXC

Número de Mensagens : 97
Emprego/lazer : Gerente de Operações de TI, Executive Coach / viagens, gastronomia, livros

http://www.AlexandreCastro.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 4 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: