DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Curvas com a Drag e custons em geral!

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Curvas com a Drag e custons em geral!

Mensagem  Jr Grosso em Qui Ago 28, 2008 10:17 am

matsuda escreveu:ja estou pegando o jeito, ....

está dando certo o tal do contra-esterço???
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308

http://midnightonline.livreforum.com/

Mensagem  MARCIO DISSIDENTE em Qui Ago 28, 2008 10:29 am

Jr Grosso escreveu:
matsuda escreveu:ja estou pegando o jeito, ....

está dando certo o tal do contra-esterço???

funciona e muito bem, tenta na reta da prefeitura que vc vai entender.......
MARCIO DISSIDENTE

Número de Mensagens : 1542

http://www.animalhealth.com.br

Mensagem  Jr Grosso em Qui Ago 28, 2008 2:08 pm

Marcio Ximenes escreveu:
funciona e muito bem, tenta na reta da prefeitura que vc vai entender.......

De fato, Marcio, aquela reta ... ou até o estacionamento lá da Prefeitura, são locais bem interessantes para, devagarinho, ir se acostumando com o puxar o guidão para um lado e ver a moto inclinar/curvar para o outro.... aliás, pro meu gosto, não existe coisa melhor do curvar em retas ....e, como costumo dizer, todas as curvas deveriam ser loooongas retas.....rsrsrsrsrsrsrs
Jr Grosso

Mensagem  Kellyus Gainet em Qui Ago 28, 2008 2:53 pm

É uma coisa muito interessante esse contra-esterço já que com a drag foi coisa natural devido a seu peso. Na primeira curva de maior raio lá foi ela sozinha pedir o contra-esterço Shocked . Só faço curvas em maiores velocidades assim. A própria moto que faz por mim affraid . Com as outras anteriores a ela eu não conseguia.
Estranho não?????
Kellyus Gainet

Número de Mensagens : 182
Emprego/lazer : Funcionário Público

curvas

Mensagem  matsuda em Qui Ago 28, 2008 10:39 pm

Acho que é adaptação e aprendizado. Cada moto tem seu estilo. hoje tava conversando com um colega e disse que nas trilhas eu entendo a perna e tiro a meia bunda do banco para fazer curvas com barro ou areião....mas é algo que o proprio equipamento - bota - permite... e o tipo de moto.... nas esportivas , o pneu traseiro agarrava o chão e aquela aceleradinha na curva, dava impressão que ele queria te ultrapassar - que é o grip - e lógico que tombava o joelho para o chão. na drag pensava: e se todo aquele peso cair em cima!! aí eu ficava cagão, e nem queria saber do contra esterço, por isto, estou treinando.....raspando uma pedaleiras....
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo

http://matsudaworld.blogspot.com/

Mensagem  corvo solitario em Sex Ago 29, 2008 8:06 am

Jr Grosso escreveu:
Lobo RS escreveu:Desacelaração,freio motor e seja feliz!

Opa, Lobo!!!

Desacelero antes da curva, freio motor, lembro do tal do contra-esterço e, completando, um Pai Nosso, uma Ave Maria ... pedindo para que a curva termine logo......

Claro, que essas curvas que menciono são aquelas mais acentuadas......mas, prá mim, todas estradas seriam feitas só de retas ....rsrsrsrsrsrs .....

Eu tenho andado a ler por aqui e encontro este assunto importante, e ao mesmo tempo preocupante em saber que voce Jr encontra algum "desconforto" com curvas..., peço desculpa de dizer isto meu amigo ( porque já estou a criar uns laços de amizade com o pessoal DOG ),VOCE TEM "receio" DE CURVAR ????, entao meu amigo ? vá de treinar...voce tem que tirar prazer na conduçao, quando nao é um suplicio, tem que acreditar na sua capacidade, claro que como bom condutor implica ter a maquina bem equipada de pneus,a pressao nos mesmos e conhecer a maquina e respeita-la, a bem dizer nos estamos em cima dum veiculo que ate a podemos considerar uma "arma"...
Quem é suficiente "maluco" para sentar numa maquina "destas", em que o equilibrio é istavel, o contacto que tem com o alcatrao é de cerca de 10cm2, e com esse "bocadinho de borracha" temos que fazer tudo, mas se depois de "analizar" isto e ponderar, mesmo assim continua com vontade de andar nela, entao vá em frente sem receio, dentro das regras claro, sem exceder os limites de segurança e vai ver que começa a ter prazer nas curvas.
Ainda no outro dia fui a uma concentraço (gois) em que um troço de estrada com 24km tem 147 curvas...em montanha, sem resguardos nas mesmas, e por acaso um dos dias em que passei por lá ( 4 da manha), um alto nevoeiro e a estrada toda molhada..., claro que nao posso dizer que fosse com prazer...
Em relaçao a curvas eu sou suspeito ( que tb percebi que existem outros companheiros como eu, eheheheheh) tenho uma forma de conduzir muito "peculiar" dizem os outros eheheheh, por ex, a mesma curva, ferros iguais ( com outro condutor, claro) eu inclino o dobro, dizem que a minha forma de conduzir nao é á "ferroso" mas sim á "racing", dizem eles...eheheheh.
A adrenalina sobe a pique é quando entramos na curva e entao encontra areia, oleo, um buraco, um carro parado etc, ai sim companheiro nem tem tempo de sentir medo...rapidez, muita imaginaçao e pedir que todas "aquelas" forças ( que temos que inter agir, a centrifuga, a centripuda, a gravidade e o atrito ) estejam na perfeiçao...,já tinha imaginado que uma simples curva obriga o motociclista a a ter que em milesimas de segundo conjugar tudo isto mais a acelaraçao, assim como a distancia para os carros ou motos que se encontram á frente e atras ? E, voce diz que ainda tem tempo para rezar???? entao meu amigo voce é um belissimo condutor, tem é que treinar.
O que eu gosto de fazer sao mesmo as curvas, quando escolho uma estrada para "passear" é sempre montanha...
corvo solitario

Número de Mensagens : 75

Mensagem  Jr Grosso em Sex Ago 29, 2008 9:10 am

Caro Corvo, agradeço suas palavras e, até porque não dizer, sua preocupação ao efetuar tais considerações a respeito desse meu comentarío...assim, tentarei me explicar melhor...vamos lá...

Cada vez que o assunto é curvas, costumo comentar que, para mim, estas deveriam ser grandes retas... rsrsrsrs.... Por isso, até acredito, que quem venha a ler tal comentário, possa imaginar que eu tenha muito medo de faze-las... ... e, até pela maneira que falo, não tiro o direito de pensarem assim...

Contudo, posso lhe assegurar que faço tal comentário mais como força de expressão do que como retrato de uma realidade, pois, prá mim, inimaginável seria andar de moto já há quase 30 anos e ainda continuar a ter medo de curvar a motocicleta... (caramba!!! se fosse assim eu já deveria ter procurado outro gosto a realizar) ... por isso, pode acreditar, não tenho medo das ditas curvas, muito pelo contrário, o ato de curvar, por vezes, me é muito prazeroso...

Entretanto, e por mais contraditório que isso possa parecer a quem leia, a cada curva que tenho pela frente, antes do gosto por faze-la me vem o receio... sim, o receio de encontrar óleo, areia ou buracos pela frente... receio de que, quando tais curvas não nos permitem ver seus finais, possa encontrar alguém vindo na contra-mão, algum animal ou veículo parado...

Assim, as curvas por sí só não me representam um desafio sobrenatural, não... e até chego a dizer que não teria qualquer problema em curvar em circuitos fechados... ... ...

O que, por vezes, me coloca receio em curvar e me faz sempre olha-las com um respeito maior é o que elas podem a estar a me ocultar...
Jr Grosso

Mensagem  corvo solitario em Sex Ago 29, 2008 9:38 am

Fico contente em saber isso, no fudo as suas "preocupaçoes" sao iguais ás minhas ou a qualquer motard conscensioso...ehehehehe existe ?
Mas repare, que nao seria o primeiro a ter medo, tenho uma amiga com uma NINJA que a direito ninguem passa, poem aquilo nos 240 ou mais, e nas curvas ate de bicicleta passa por ela....rsrsrsrsrs
corvo solitario

Número de Mensagens : 75

Mensagem  Jr Grosso em Sex Ago 29, 2008 2:59 pm

corvo solitario escreveu:Fico contente em saber isso, no fudo as suas "preocupaçoes" sao iguais ás minhas ou a qualquer motard conscensioso...ehehehehe existe ?
Mas repare, que nao seria o primeiro a ter medo, tenho uma amiga com uma NINJA que a direito ninguem passa, poem aquilo nos 240 ou mais, e nas curvas ate de bicicleta passa por ela....rsrsrsrsrs

Pois é, Corvo.... com motos, agindo de uma forma mais precavida, nunca tomei sustos em curvas (claro que já aconteceram varios episodios de entrar um pouco mais forte do que devia, ou sentir aquele frio na barriga no momento em que percebemos que temos que deita-la um pouco mais)... mas, pensando bem, pode ser que tal precaução remonte aos tempos em que andava de bicicletas, pois, essas sim andaram a escorregar tanto nas curvas que varias vezes acabaram por sair debaixo!!!!

Agora, ao passo que umas "cutucadas" em retas com a Drag não tem a minima graça, em retas com a minha Galo é uma delicia, principalmente quando a gente se esconde atrás da bolha.... acho que por isso sua amiga acelere tanto nas retas, porque, afinal de contas, as Ninjas andam uma barbaridade!!!
Jr Grosso

Mensagem  Fabricio (Simão) em Ter Set 09, 2008 9:38 am

E ae amigos.

Essa vez foi eu quem testou as curvas da serra de ubatuba (Taubaté - Ubatuba) e em uma determinada curva, que na verdade não era curva e sim um U, mesmo fazendo o tal do contra esterço e a cerca de 40 km por hr, não teve jeito e achei a mureta de proteção de concreto. Graças a Deus ela estava lá, senão eu não estaria aqui agora. Foi mais um susto, pois na moto a unica coisa que acontecei foi entortar no manete de de freito e eu larguei um bife do dedinho lá. Nada, comparado ao que podia acontecer. Isso me deu muita insegurança com a minha Drag, tanto que voltei pela Tamoios, que é mais light. Se não bastasse a curva se extremamente acentuada e quase de ponta cabeça de tão inclinada, o piso estava molhado em razão da forte neblina. Como eu havia passado por lá somente de carro, resolvi dessa vez, com a drag, seguir atras dos carros mais sussegados. O resultado foi que não consegui e bati. Pensei que talvez o peso da moto havou por contribuir,pois estava eu, garupatroa e malas ( eu 110 kg, patroa 55, malas uns 30 kg). Acredito tambem que se o piso estivesse seco não teria acontecido nada, pois em qualquer curvinha a moto jogava a traseira, se não era freando (de motos) era acelerando. Só sei que fiquei assustado e de certa forma inseguro para certos tipos de condução. De toda forma, o que vale é mais uma experiencia, pra não cometer o mesmo erro novamente. Curva já é triste,molhada ainda, é terrivel.
ABÇOS
Fabricio (Simão)

Número de Mensagens : 1018
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos

Mensagem  WALLY em Ter Set 09, 2008 1:12 pm

Posso estar enganado,,, mas 40km/h numa curva em "U" e ne CHUVA... não seria um pouco rápido demais....!!??
WALLY

Número de Mensagens : 501

http://www.tiagobezerra.com.br

Mensagem  Fabricio (Simão) em Ter Set 09, 2008 2:27 pm

WALLY escreveu:Posso estar enganado,,, mas 40km/h numa curva em "U" e ne CHUVA... não seria um pouco rápido demais....!!??

Então Wally, não sei nem se era 40 ou menos. Como eu não manjava da serra, segui atras de um comportado Cross Fox, enquanto os outros carros nos passavam. Como estava uma neblina fortissima, ele acabeu me ajudando na localização, pois tava complicado... Outra, jamais imaginei que a curva seria daquele jeito. iniciava a curva e no meio dela havia mais uma, não uniforme, e num grau de muita inclinação. Dificil explicar, mas eu nunca desci outra serra tão feia como esta. A questão da rapidez, eu sinceramente, não sei... mais devagar do que estava só parando ... Se eu estivesse rapido, teria me ferido muito mais.
Ps: tinha uma galera de CG que passou por mim como foguetes...
Fabricio (Simão)

Mensagem  WALLY em Ter Set 09, 2008 5:17 pm

Na minha volta do passeio a Penedo com o pessoal daqui do fórum, desci a SERRA DAS ARARAS..!!! Nossa,, cada curva fechadíssima,,!!!!!!!!!!! Imagino o que você pode ter passado,! Essas curvas são perigosas mesmo,!!!
Lamento pelo seu acidente...!!
Sorte você não ter se ferido muito,!

Abraços...!!!
WALLY

Número de Mensagens : 501

http://www.tiagobezerra.com.br

Mensagem  Gorkthor (Emerson) em Sex Set 19, 2008 5:10 pm

Apenas para ilustrar....matéria da revista Moto Adventure

Gorkthor (Emerson)

Número de Mensagens : 484
Emprego/lazer : Eletricista de manutenção

Mensagem  Dennys em Sex Set 19, 2008 8:57 pm

Faço curva mais ou menos assim, acho que dá pra ter uma idéia do que é. Utilizo o contra-esterço, bem pouquinho.

Procuro já "entrar" na curva um pouco antes, o mais fora dela possível e já um pouco desacelerada no ponto inicial. Depois cortando mais próximo do meio segurando uma rotação média e saindo acelerando.

Era pra ser mais "curvo" a curva Laughing
mas deu pra pegar a idéia.

Caso esteja errado o jeito, me avisem pra eu não fazer cagada demais. Embarassed
Dennys

Número de Mensagens : 121

Contra esterço!!!

Mensagem  enionacci em Qua Out 01, 2008 6:18 pm

Eu aprendi assim, e pra mim funcionou muito bem, sempre que quero e preciso que a moto "deite" para determinado lado, simplesmente estico o braço correspondente ao lado que quero que ela incline (claro que com isso o guidão vira no sentido contrário a curva), simples assim.
enionacci

Número de Mensagens : 44
Emprego/lazer : Técnico em Informática / Motociclista

http://www.perfil-informatica.com

Ajudinha extra nas curvas

Mensagem  Carlos Eduardo Assalin No em Qui Nov 27, 2008 4:58 pm

Ola galera do Dogs, tenho uma drag e pego mt estrada, de todo tipo, mas vai uma dica pra qd vc pega aquelas q as curvas parecem retornos.
Uma coisa q ajuda mt nas curvas e o pessoal das custom q conheço geralmente nao ta acostumado a fazer eh o seguinte.

Ao entrar na curva, primeiro utilize o contra esterço, entao incline-se um pouco pra frente, pra perto do guidao, e deite para o lado da curva mais do q a moto, mt cuidado para nao tombar a moto demais, mas deite bem o corpo, quase se pendurando na moto.

Galera isso ajuda a fazer curvas q parecem impossiveis.

Abraços
Carlos Eduardo Assalin No

Número de Mensagens : 2
Emprego/lazer : Cineasta

UM DIA DE DICAS DE PILOTAGEM EM ESTRADA E TRANSITO URBANO

Mensagem  Edson (Velhinho)(VMFG-MC) em Ter Dez 16, 2008 7:53 pm

Amigo blza... andar de custom é uma arte,as vezes tomamos alguns sustos e toda as experiencias são validas como relato,logico que realmente ter o dominio da maquina so com muita estrada,mas algumas dicas podemos dividir; sugiro ao amigo e logico se conseguirmos unir uma galera ,UM DIA DE DICAS DE PILOTAGEM EM ESTRADA E TRANSITO URBANO,o que vc´s acham???

podemos lançar logico se conseguirmos um local legal para reunir os amigos...vou ver o que consigo como uma sala ou um local onde podemos dividir experiencias de estradas e dicas por um dia...,esta aberta a chamada e com certeza sempre alguma coisa sera muito util aos amigos...

esta em aberto vamos ver quem topa...

ha piloto a 15anos,moto na linha custom,sou tec.eletronico,tenho algum conhecimento basico de mec de moto,participo de um grupo de amigos (VMFG-MC) a dez anos ja rodei alguns km por esse nosso brasil,tenho um curso pela federação dos moto clubes de sao paulo de pilotagem pela honda e logico ,uma fraternidade muito grande entre os amigos motociclistas e sempre disposto a aprender mais...

no aguardo
edson
Edson (Velhinho)(VMFG-MC)

Número de Mensagens : 113

raspagem

Mensagem  matsuda em Qui Dez 18, 2008 8:09 pm

O problema que ando raspando demais as pedaleiras ! Twisted Evil
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo

http://matsudaworld.blogspot.com/

LEITURA IMPORTANTE

Mensagem  Nanato em Qua Dez 24, 2008 7:12 pm

Demorei + ou - 30 minutos para ler as 05 páginas deste tópico. Tirei a seguinte conclusão:
- importantíssimo os vídeos, depoimentos e até o artigo de um motociclista profissional.
- vários Dogueiros ao colocoar os pontos de vista, alguns mais cautelosos, outros arrojados, mas em geral todos direcionando para a prudência principalmente em curvas, secas ou molhadas.
- de enorme valor, principalmente para os que nunca tiveram esse estilo de moto (percebi que eu não sou o único, muitos estão na mesma situação)
Como conclusão:
- treinar, praticar o contra-esterço quando puder, na sua cidade antes de sair de viagem.
Abraços...
Nanato

Número de Mensagens : 659
Emprego/lazer : Funcionário Público/ motocicleta/Rio Paraná

Mensagem  Sergio em Qui Dez 25, 2008 8:02 am

Carlos Eduardo Assalin No escreveu:Ao entrar na curva, primeiro utilize o contra esterço, entao incline-se um pouco pra frente, pra perto do guidao, e deite para o lado da curva mais do q a moto, mt cuidado para nao tombar a moto demais, mas deite bem o corpo, quase se pendurando na moto.
Eu faço isso e ensinei a Garupatroa a seguir minha inclinação também. Quando vou entrar numa curva mais fechada dou um toque a ela. A velocidade em curvas aumentou muito, bem como a minha segurança ao faze-las. Já não raspo tanto a pedaleira e os sustos diminuiram.
Sergio

Número de Mensagens : 685
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.

Essa coisa de Contra-esterço

Mensagem  Convidad em Ter Jan 06, 2009 2:43 pm

Ficou meio complicada para mim. Fico imaginando e teorizando. Como ainda ão achei um bom local para "testar", como ainda não devo ter andando quase nada com uma moto e como a chuva aqui não dá trégua, vou procurando memorizar o que posso de tudo que é dito. Contudo, o que achei de mais didático foi esse vídeo. Embora esteja em inglês é tão didático que se torna compreensível até por quem não domina o idioma.

.

Convidad
Convidado

Mensagem  Fabricio (Simão) em Ter Jan 06, 2009 3:55 pm

olhem esse, deninguem menos que Valentino Rossi: http://br.youtube.com/watch?v=Qz-iqV9teag
Fabricio (Simão)

Mensagem  Fabricio (Simão) em Ter Jan 06, 2009 4:02 pm

esse é campeão. acredito que não de para fazer isso que eles fazem com nossas drags... mas dá pra ver o que é contra esterço ao extremo!
http://br.youtube.com/watch?v=_TlbdnpXeqU&feature=related
Fabricio (Simão)

Mensagem  Sergio em Ter Jan 06, 2009 7:53 pm

Fabricio Cimadon escreveu:esse é campeão. acredito que não de para fazer isso que eles fazem com nossas drags... mas dá pra ver o que é contra esterço ao extremo!
http://br.youtube.com/watch?v=_TlbdnpXeqU&feature=related
Isso é oversteering (usado muito tambem em carros de rally) e nao countersteering. (bom, na realidade é uma mistura das duas coisas)

Oversteering é usado pra empurrar o veiculo pra dentro da curva, forçando um raio menor

Countersteering é usado para deitar a motocicleta, o que a faz com que ela descreva uma curva para dentro da inclinação
Sergio

Número de Mensagens : 685
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: