DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Passando e ultrapassando por Caminhões e carretas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Passando e ultrapassando por Caminhões e carretas.

Mensagem  Schubach em Qua Mar 11, 2009 5:10 pm

Meus nobres amigos:

Procurei em todos os tpicos e nao achei nada sobre isso.
Vejam so, sempre tive o sonho de ter uma custom, ou como chamam estradeira, exatamente para pegar estradas e viajar. Dessa forma sempre que peguei estrada com o carro eu ficava me imaginando numa estradeira, com amigos ali curtindo. Nessas viagens de pensamento que fazia, eu ficava tamém imaginando situaçéoes concretas que podem ocorrer em estradas e o que fazer, ou o que eu faria, tipo furar pneu, acabar gasolina, uma derrapada, uma curva fechada, etc...
E uma coisa que sempre me chamou a atenção é exatamente aquele empurrão que sentimos mesmo de carro quando passamos, em sentidos opostos, por um caminhão muito grande na estrada que parece que o carro vai ser jogado pra fora, e naquelas viagem de pensamento ficava imaginando como deveria ser com uma moto, que é bem menor e mais leve, se com o carro a depender da velocidade e do caminhão ja da um friozinho na barriga. Bem, agora estou com um moto, ainda nao fiz nenhuma viagem grande nem pegando estradas movimentadas por caminhões, mas ja surgem no horizonte projetos de viagens onde pegarei por exemplo a BR 324 e a BR 101 aqui na Bahia, estradas extremamente movimentadas e principalmente movimentadas por grandes carretas e caminhões e estou querendo me preparar da melhor maneira possivel, pois sempre achei que viajar bem de moto, muito mais que de carro, é questão de preparo fisico, logistico, emocional, psicologico e porque nao espiritual, e principalmnete tentar antever e se preparar parar os possiveis e mais comuns problemas, o resto é curtir o vento no peito e aproveitar o caminho. Posso estar sendo romantico mas é assim que eu sempre vi e vejo.
Pergunto, existe alguma manha, algo que possa ser feito para reduzir o perigo? Ou é reduzir a velocidade mesmo ao maximo e passar longe da carreta pura e simplesmente?
Ja que estou falando de caminhões existe tambem, ai na ultrapassagem deles e não quando estamos passando por eles em sentidos contrarios como acima, a questão do vacuo quando estamos para terminar a ultrapassagem e passando pelo final da cabine do mesmo, nesse momento também pode-se sentir um empurrão, ja da pra sentir no carro muitas vezes à depender da velocidade e do tamanho do caminhão, e na moto?

Abraços
Schubach

Número de Mensagens : 48

Re: Passando e ultrapassando por Caminhões e carretas.

Mensagem  pe-49 em Qua Mar 11, 2009 5:38 pm

buenas, comanchero....tuas ponderações sao cheias de razão e tem embasamento.
no meu ponto de vista, essa questao de parecer romantico, e toda historia ao redor de uma viagem, PRECISA estar presente no espirito do motociclista... viajar de moto é completamente diferente de qualquer coisa feita antes... (se tiveres paciencia, espia nas historias sobre duas rodas)

quanto à questao, das ultrapassagens, no meu caso, o mais frequente é ser ultrapassado... e para tanto dou toda a preferencia possivel ao outro veículo... por vezes até reduzindo minha velocidade, para agilizar a passagem dele...
nunca percebi, de moto, o efeito do deslocamento de ar... acho que, pelo fato da moto ter menos volume, e tem seu desenho mais aerodinamico que um automovel, aquele colchão de ar, que fica prensado entre os dois veeiculos acaba nao ocorrendo...tbem nunca senti o efeito do vácuo, pois mantenho uma distancia muito segura do veiculo na minha frente.
podes perceber que aquele efeito do deslocamento é mais perceptivel, ainda, se estas em um onibus, onde entao sao dois veiculos grandes, a comprimir o ar entre eles.
a unica coisa que me preocupa, em relação aos caminhoes, é quando sob chuva, é pela quantidade de água que os rodados normalmente levantam da pista...já fiquei literalmente sob cachoeiras.
salud, pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3408
Emprego/lazer : arquiteto

Mensagem  Legionario em Qua Mar 11, 2009 5:42 pm

Meu brother, mesmo com minha idade pouco avançada ! já viajei muito de moto!
Vacuo de caminhão é mais forte em carro que em moto ! então não se procupe, ultrapasse só quando esta completamente seguro e da mesma distancia q vc faria se estivesse de carro!

Meu conselho é que vc procura Motociclistas serios que realmente vivem o motociclismo, e viaje com eles, observe....

Não deixe de sentir o vento no rosto por causa de medo! A sensação do sol se pondo e vc parado na berada da estrada do lado da drag... não ha como comparar com nada q vc já sentiu!

Rodar para viver, viver para rodar ! heheh

Abrçs e estrada brother !
Legionario

Número de Mensagens : 887
Emprego/lazer : Comprador

http://www.madmaxmc.com

Mensagem  Schubach em Qua Mar 11, 2009 9:59 pm

Verdade Pe-49 nao havia pensado nisso que voce disse, que talvez o que sentimos no carro, e é pior ainda nos onibus, realmente nao aconteçam na moto exatamente por ela ser pequena, mais aerodinamica e nao ser uma ambiente fechado, isso porque ja percebi que no carro quando sentimos essa força ela é maior exatamente quando o carro esta com as janelas todas fechadas do que quando estão abertas.
Valeu também Legionario pela força, nao se preocupe que nunca deixei que o medo me dominasse para nada no mundo e nao sera para viajar de moto que ele vai ditar meus passos, nao vou deixar de viajar de moto por conta de possiveis medos. Alias nem com medo estou, o que estou fazendo é apenas, como voce mesmo indicou, procurando aprender com dicas de pessoas mais experientes e me preparar para o que posso encontrar pela frente. é apenas questao de me preparar mesmo e nao de medo. Valeu.

Abraços
Schubach

Mensagem  CarlosMagueta em Qui Mar 12, 2009 8:42 am

Quando comprei minha primeira moto, a alguns anos atras eu tive essa mesma duvida em relação a turbulência ocasionada pelos caminhões que trafegam no sentido contrario. Como ja foi dito, ela é muito mais forte nos carros. Sente-se tb o deslocamento de ar na moto, mas com certeza com uma intensidade bem menor.

A unica coisa que me incomoda um pouco, é quando estou trafegando atras de ônibus ou caminhões, pois atras deles sim tem muita turbulência e da pra perceber a moto "dançando" devido ao deslocamento de ar. Mas de resto é só alegria....

Como vc disse, viajar de moto é totalmente diferente de qualquer outra coisa.
Na moto vc esta integrado ao ambiente ao seu redor...Da pra sentir as mudanças de temperatura quando pegamos uma sombra, a chuva batendo no corpo, os cheiros que vão rodeando as estradas, etc...
CarlosMagueta

Número de Mensagens : 387

Mensagem  Ferrari em Qui Mar 12, 2009 8:59 am

Pilotei a Drag no sabado pela 1a. vez este sábado na estrada. Um amigo meu que já viajou várias vezes de moto reclamou bastante disso, porém, ele viajava em uma Crypton (doidão).
Após meu breve passeio pela Castelo Branco, e de não ter sentido o tal 'empurrão', acredito que a explicação seja a seguinte, em um carro a área de contato com o ar a é bem maior do que a de uma moto, mas uma Crypton deve pesar algo em torno de no máximo 90 a 100Kg, uma drag já sao 220 mais o peso do piloto. O centro de gravidade da drag é mais baixo do q o da crypton, o q faz com q ela seja mais estável.
Acredito q o empurrão deva ser sentido em carros e motos pequenas e leves (Biz, crypton, scooters, etc).

bjunda
Ferrari

Número de Mensagens : 616
Emprego/lazer : Minha Nikon D40 e a Melissa

Mensagem  Osman em Qui Mar 12, 2009 1:27 pm

Camarada é assim mesmo, aos poucos vc vai pegando o jeito. E quando der visite o site:

http://www.motoseguranca.com.br

Lá tem muitas dicas que acreditam vão lhe ajudar muito.
Osman

Número de Mensagens : 138

Mensagem  Nanato em Qui Mar 12, 2009 2:16 pm

Fiz uma pequena viagem neste domingo passado, e ultrapassei alguns caminhões e fiquei também um tempo atrás de outros. Você sente o vácuo mais ou menos até 30m de distância. Velocidade cruzeiro 90km/h a 110km/h.
Não senti dificuldade em ultrapassar, mesmo engarupado, na DS é só acelerar que ela obedece não necessitando a 70km/h mudar de marcha. Ela vai a 110km/h rapidinho.
Quanto a turbulência de outros carros não senti na DS, talvez por causa do seu peso, aerodinâmica ou o centro de gravidade da motocicleta, o restante é so curtir...
Abraços... Cool
Nanato

Número de Mensagens : 659
Emprego/lazer : Funcionário Público/ motocicleta/Rio Paraná

Mensagem  Elcy em Qui Mar 12, 2009 3:05 pm

Legionario escreveu:
Vacuo de caminhão é mais forte em carro que em moto ! então não se procupe, ultrapasse só quando esta completamente seguro e da mesma distancia q vc faria se estivesse de carro!

Meu conselho é que vc procura Motociclistas serios que realmente vivem o motociclismo, e viaje com eles, observe....

Não deixe de sentir o vento no rosto por causa de medo! A sensação do sol se pondo e vc parado na berada da estrada do lado da drag... não ha como comparar com nada q vc já sentiu!

Rodar para viver, viver para rodar ! heheh

Abrçs e estrada brother !

Concordo com todas as palavras do Legionário,
quando começamos a sentir o que foi escrito acima, nem sobra espaço pra ter medo.
abração
Elcy

Número de Mensagens : 248

Passando e ultrapassando por caminhões e carretas

Mensagem  Veterano em Seg Mar 16, 2009 9:37 am

Caro companheiro.
Na Ds vc. sente apenas um leve tranco quando um caminhão ou onibus passam em sentido contrário por vc. principalmente em estradas de mão dupla. Na Ds. quando vou cruzar com outro veículo grande e estou em velocidade proxima aos 100 kms., simplesmente, corto totalmente a aceleração da moto permitindo, assim, que ela fique colada no chão (roda traseira), acelerando imediatamente após o deslocamento de ar.
Um abraço
Veterano

Veterano

Número de Mensagens : 51

Mensagem  Schubach em Seg Mar 16, 2009 1:44 pm

Valeu aligos pelas dicas. Abraços.
Schubach

Drag na estrada!

Mensagem  Emerson Dentista em Ter Mar 31, 2009 9:59 pm

Olá companheiros, venho aqui contar minha experiência. Tenho exatos 2500km de estrada (BR 101 ES - BA), um bebê ainda, 3 meses de Drag. De carro são centenas de milhares de quilômetros, já que coloquei 100.000 km em alguns carros. Muitos caminhões, muita chuva, muitos carros apressados. Média geral (com parada e tudo) = de 60km/h na chuva forte por um dia inteiro a 75Km/h no seco, sempre durante o dia (viajar a noite é para loucos). Média horária não é velocidade de cruzeiro, esta sim variando de 100 a 120 Km/h e chegando a 140Km/h nas ultrapassagens (é, a menina anda muito nas ultrapassagens e isso sem baixar marcha) ou retas mais longas e asfalto perfeito (mas é muito andar assim por muito tempo). O "tapa" de vento dos caminhões existe sim. Não passe muito perto deles, principalmente em curvas para esquerda. Nelas, percebi que acabamos ficando mais perto do caminhão que vem em sentido contrário. Aerodinâmica na Drag, acho que não. Aerodinâmica é na Hayabusa (se é que se escreve assim) ou na R1. Na Drag tem peso, aliado ao baixo centro de gravidade da moto, aliado ao nosso corpo de peito aberto ao vento ou bolha escancarando tudo, o que resulta numa estabilidade direcional boa mas com um certo "tapa" do vento. Na traseira de ônibus ou caminhões existe turbulência, por isso, aproveite a força da nossa moto e comece a ultrapassagem mais distante. Na chuva isso vale mais ainda. O maior perigo de se andar perto de carros que vão a frente é não ver a estrada e seus diversos obstáculos como buracos, desníveis, emendas no asfalto, pedaços de pneu, tocos de madeira. São tantos. Se for inevitável ande na linha dos pneus dos que vão a frente porque provavelmente eles se desviarão de obstáculos (ou os jogarão em você). Não aproveite brechas que só caibam a moto, pense no espaço como se estivesse em um carro. Moto freia muito, mas qualquer derrapagem, chão. Freie antes. Amigos, o medo é nosso melhor conselheiro, quando nós o desafiamos ou estamos muito certos do que estamos fazendo ou estamos perdendo o juízo. No mais, sempre que pego a estrada os problemas ficam em outra dimensão. Puro estado de espírito. É tão bom quanto eu sempre achei que fôsse. Uma Drag sem estrada é como peixe em aquáriio. Valeu! Ride, ride, ride. Fui!
Emerson Dentista

Número de Mensagens : 155
Emprego/lazer : Motorzinho e motorzão!

Aqui vão algumas dicas diretas....

Mensagem  tasantos em Ter Out 06, 2009 6:01 pm

Tenho a Drag a pouco tempo também... Mas como pego a estrada direto (4 x por semana) e CHEIA DE CAMINHÕES, acho que posso te ajudar:

* Evite ao máximo andar colado a qualquer veículo, PRINCIPALMENTE CAMINHÕES. Você deve sempre saber o que vem pela frente. Se houver buraco, pedra, depressão ou emendas no asfalto, você deve ter tempo hábil para desviar... Aqui vale a dica da distância de "seguimento" que sempre deve ser de 30 metros no mínimo... Para saber se esta a 30 metros, fixe um ponto na estra e quando o veículo à frente passar por ele, conte mentalmente: Hum mil e um / Hum mil e dois... é batata.

*Ficar atrás de caminhões e onibus é ruim também por causa dos pedriscos que os pneus destes lançam ao ar... Quando pega na perna, dói! Quando pega na viseira - se for boa não risca ! Quando pega na pintura da motoca, RISCA!

*Nas ultrapassagens, de forma geral, sempre tenha certeza de que o motorista a ser ultrapassado já te viu ou esta te vendo... Quando ultrapassar caminhões - que tem ponto cego no retrovisor muito maior do que um carro, ao passar pela roda traseira, dê um toque na buzina... É bom para o caminhoneiro ou motorista saber que você esta ali.

*Turbulência perto de onibus ou caminhôes praticamente não há.... O perigo maior são os ventos laterais!!! Se avistar em alguma estrada esta placa, cuidado! A turbulência que você ira sentir é quando ultrapassar um caminhão ou ônibus e pegar o ventro contra... às vezes dá uma balançada...

*Já pilotei, nestes poucos meses com a Drag, em 3 tempestades e 2 chuvas normais... O que a menina rabeia, não é brincadeira!!! A dica aqui é:
- Evite ficar atrás de veículos que levantem muito spray.
- siga sempre pelo "trilho" formado por outro veículo.
- Se esta em estrada muito cheia de caminhões e começar a chover, se possível pare uns 10min, deixe a agua dar uma "lavada" na pista antes de prosseguir (resto de animais, sujeira, óleo tendem a desprender rápido do asfalto, deixando a pista melecada, sabãozão mesmo...)
- Reduza a velocidade a 80km - se você conhece o trecho. Ou a 60 km se não conhece.
- Na chuva, pela menor aderência, evite curvas "deitadas" e toques bruscos nos freios.
- Para frear em piso escorregadio, sempre utilize os 2 freios simultaneamente e se possível no momento da frenagem, prefira estar em linha reta!

Espero ter ajudado!
tasantos

Número de Mensagens : 25
Emprego/lazer : Economista / "Greta" a minha lambreta!

Aqui vão algumas dicas diretas....

Mensagem  EDSON GEISLER em Ter Out 06, 2009 9:21 pm

tasantos escreveu:Tenho a Drag a pouco tempo também... Mas como pego a estrada direto (4 x por semana) e CHEIA DE CAMINHÕES, acho que posso te ajudar:

* Evite ao máximo andar colado a qualquer veículo, PRINCIPALMENTE CAMINHÕES. Você deve sempre saber o que vem pela frente. Se houver buraco, pedra, depressão ou emendas no asfalto, você deve ter tempo hábil para desviar... Aqui vale a dica da distância de "seguimento" que sempre deve ser de 30 metros no mínimo... Para saber se esta a 30 metros, fixe um ponto na estra e quando o veículo à frente passar por ele, conte mentalmente: Hum mil e um / Hum mil e dois... é batata.

*Ficar atrás de caminhões e onibus é ruim também por causa dos pedriscos que os pneus destes lançam ao ar... Quando pega na perna, dói! Quando pega na viseira - se for boa não risca ! Quando pega na pintura da motoca, RISCA!

*Nas ultrapassagens, de forma geral, sempre tenha certeza de que o motorista a ser ultrapassado já te viu ou esta te vendo... Quando ultrapassar caminhões - que tem ponto cego no retrovisor muito maior do que um carro, ao passar pela roda traseira, dê um toque na buzina... É bom para o caminhoneiro ou motorista saber que você esta ali.

*Turbulência perto de onibus ou caminhôes praticamente não há.... O perigo maior são os ventos laterais!!! Se avistar em alguma estrada esta placa, cuidado! A turbulência que você ira sentir é quando ultrapassar um caminhão ou ônibus e pegar o ventro contra... às vezes dá uma balançada...

*Já pilotei, nestes poucos meses com a Drag, em 3 tempestades e 2 chuvas normais... O que a menina rabeia, não é brincadeira!!! A dica aqui é:
- Se esta em estrada muito cheia de caminhões e começar a chover, se possível pare uns 10min, deixe a agua dar uma "lavada" na pista antes de prosseguir (resto de animais, sujeira, óleo tendem a desprender rápido do asfalto, deixando a pista melecada, sabãozão mesmo...)
- Reduza a velocidade a 80km - se você conhece o trecho. Ou a 60 km se não conhece.
- Na chuva, pela menor aderência, evite curvas "deitadas" e toques bruscos nos freios.
- Para frear em piso escorregadio, sempre utilize os 2 freios simultaneamente e se possível no momento da frenagem, prefira estar em linha reta!

Espero ter ajudado!

A ESPERIENCIA É QUE VALE.

ABRAÇO EDSON.
EDSON GEISLER

Número de Mensagens : 6174

Mensagem  matsuda em Qua Out 07, 2009 1:43 pm

EDSON GEISLER escreveu:
tasantos escreveu:Tenho a Drag a pouco tempo também... Mas como pego a estrada direto (4 x por semana) e CHEIA DE CAMINHÕES, acho que posso te ajudar:

Espero ter ajudado!

A ESPERIENCIA É QUE VALE.

ABRAÇO EDSON.

2X , acrescento, nunca confie nas setas dos caminhões, tipo "pode ultrapassar" , cuidado com o treminhões o último vagão costuma "rebolar", e nunca abra a viseira e/ou fique com os olhos desprotegidos pois eu já levei uma farpa de freio bem no meio da córnea quando eu levantei a viseira para arrumar os óculos.... te falo, doeu pacas.....
matsuda

Número de Mensagens : 2387
Emprego/lazer : Professor Universitário/Mototurismo

http://matsudaworld.blogspot.com/

Caminhão + Chuva

Mensagem  Dr Peidophyllus em Qua Out 14, 2009 8:33 am

Pilotar sob chuva- pequena, media, grande ou gg- é legal em video game, a gente cai, bate mas nao tem prejuizo, nao quebra nada, nao tem fisioterapia, nem gesso, nem uti.

Sob chuva, na estrada ou na cidade, eu me confesso um completo cagão, porque nao consigo perceber e agir conforme as variações dos coeficientes de atrito que acontecem no piso.

Nas situações de piso molhado, eu procuro usar os caminhões - se nao tem caminh~~oes, carros- a meu favor. Acho dois caminhões viajando em um ritmo tranquilo e a uma boa distancia um do outro, me posiciono entre eles e deixo minha cabeça meio que pré programada para entrar no acostamento ao primeiro sinal de freada. Geralmente o caminhão de tras dá uma distancia a mais, e eu consigo dedicar mais atençao às condições do piso- buracos, óleo- e nos carros que podem se enfiar no mesmo espaço que eu, chegando por tras.

Quando isso acontece, nao penso no tempo que vou demorar para chegar , penso somente em chegar inteiro.
Dr Peidophyllus

Número de Mensagens : 596
Emprego/lazer : Sou privatizado....PSDB jamais!!!!

Caminhão + Chuva

Mensagem  EDSON GEISLER em Qua Out 14, 2009 8:55 am

Dr Peidophyllus

É DR. O CARA TEM QUE ANDAR LIGADO.

ABRAÇO EDSON.
EDSON GEISLER

Número de Mensagens : 6174

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: