DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

contra-esterço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

contra-esterço

Mensagem  JoãoLobo em Dom Dez 28, 2008 9:30 am

Novato em motos (02 anos) ainda não tinha ouvido falar em contra-esterço. Lendo os tópicos fiquei na dúvida de sua funcionalidade e, como não poderia deixar de ser, fui tirar a prova dos nove.. FUNCIONA... realmente a tal do contra-esterço funciona... claro que não forcei muito a barra porque afinal é novidade.. fui de leve e verifiquei que efetivamente a moto acaba "deitando" com facilidade... agora vou começar a treinar o contra-esterço, forçando cada vez mais para adquirir seu pleno domínio.

JoãoLobo

Número de Mensagens : 17
Emprego/lazer : Advogado

Re: contra-esterço

Mensagem  Franco em Dom Dez 28, 2008 10:25 am

Funciona muito! Dependendo do tipo de moto, sem o contra-esterço fica difícil de se fazer curva. Procure aí perto de você alguma serrinha com bom asfalto e pouco movimento e dê uma treinada, começando bem devagar e sem exagerar. A medida que você for "sentindo" o equilíbrio da moto você vai forçando um pouco. É bem divertido!
Franco

Número de Mensagens : 370
Emprego/lazer : Adm. Empresas / Mototurismo

Mensagem  Arthur Pato em Dom Dez 28, 2008 10:49 am

na minha opinião, contra esterço é pra uma tocada mais forte... que é um recurso que funciona, sem duvida alguma, mas apesar de acelerar a drag um pouco, esse é um recurso que não pretendo usar uma vez que acho que estarei "abusando" da moto.

acho que nosso tipo de moto é para uma condução mais leve e prazeirosa

abraço

Médineusa - HD - Softail FXSTD - SP
ISRA No: 29897

Dragueiro de coração - DOG por adoção - Harleyro por opção
Arthur Pato

Número de Mensagens : 3579
Emprego/lazer : Vendas / Andar de moto / F

Mensagem  Legionario em Seg Dez 29, 2008 7:37 am

Concordo com o pato!

mas tem que treinar sim porque numa situação de urgencia temos que saber usar esse artificio.
Legionario

Número de Mensagens : 887
Emprego/lazer : Comprador

http://www.madmaxmc.com

Mensagem  Fabricio (Simão) em Qua Dez 31, 2008 7:29 pm

depois de uma ralada no dedo na mureta de proteção descendo a serra de Ubatuba, fiquei esperto e comecei a treinar o contra esterço. E hoje uso em todas as curvas, sem exceção. encorporei este estilo de pilotagem que, no inicio, parecida estranho, mas usando diariamente, vc acostuma e nem lembra que esta fazendo. Com o contra esterço vc faz muito mais curvas do que no jeito "tradicional".
Fabricio (Simão)

Número de Mensagens : 1018
Emprego/lazer : advogado/levantador de copo/pesca/motos

Mensagem  Tuí em Qua Dez 31, 2008 7:45 pm

* Contra-esterço não é virar o guidão para o lado oposto ao da curva? Técnica muito usada na categoria supermotard?

* Já vi alguns feras, tipo Valentino, fazer em moto GP também.

* Sinceramente, não consigo imaginar como fazer na DS pesadona e baixa. Alguem faz isto nela?

[]s.
Tuí

Número de Mensagens : 352
Emprego/lazer : CBPF/MCTI, moto, muié

http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj

Mensagem  Franco em Qui Jan 01, 2009 12:36 pm

Tuí, pode ser até que você já faça e nem perceba...

O contra-esterço na realidade é um movimento bem sutil, em que você faz uma certa pressão contrária no guidão do lado oposto ao da curva. Nas competições, até pela velocidade, aí sim a coisa é mais violenta.

Pela física, esse movimento gera uma força contária à força centrífuga, o que "tomba" a moto prá dentro da curva.

Há quem use toda hora, independente da velocidade, (como relatou o Fabrício), há quem use somente em velocidades mais altas ou quando o "bicho pega", tipo quando você entra mais quente do que deveria numa curva. É por isso que eu recomendo que vale a pena dar umas "treinadas" com todo cuidado.
Franco

Número de Mensagens : 370
Emprego/lazer : Adm. Empresas / Mototurismo

Mensagem  Sergio em Qui Jan 01, 2009 8:55 pm

Uso a técnica em toda e qualquer manobra acima de 40-50km/h.
Diminui o esforço, consequentemente o cansaço, faz de uma moto pesada algo extremamente ágil e leve.
Brinco com isso o tempo todo para que numa situação de emergencia, que espero nunca encontrar, me seja útil.
Sergio

Número de Mensagens : 685
Emprego/lazer : Engenheiro. Com todos os atributos característicos.

Mensagem  Tuí em Dom Jan 04, 2009 11:16 am

* Como diria meu filho de 12, caraca!! É mesmo. Já faço e nem sabia. Na realidade faço bastante na Comet que tenho, principalmente nas serras. Na DS, como sou novato neste tipo de moto, ainda estou me amaciando.

* Existe uma competição chamada de speedway, creio que na terra e no gêlo, que praticamente só usa contra-esterço. Como disse anteriormente, na categoria supermotard, também.

* Certamente não usamos no nível que estes pilotos usam, quando entortam mesmo.

* Esquecendo as pistas, existem 3 principais componentes que influenciam na curva: 1. as pernas, mais precisamente as coxas empurrando o tanque; 2. o corpo, mais precisamente o tronco, principalmente em motos trail; e 3. o guidão, ou virando normalmente ou usando o contra-esterço.

* Não existe fórmula exata para fazer curva, cada um combina estes 3 fatores como melhor convier e dependendo da situação.

* Vou começar a treinar o contra-esterço na DS.
Tuí

Número de Mensagens : 352
Emprego/lazer : CBPF/MCTI, moto, muié

http://mesonpi.cat.cbpf.br/naj

Mensagem  Celso RP em Ter Ago 11, 2009 10:15 pm

Fuçando no Youtube achei este video interessante do Ernesto Donadio pilotando na chuva.
Preste atenção como ele usa o contra-esterço (inclusive para o equilibrio)

Celso RP

Número de Mensagens : 126
Emprego/lazer : Advogado e motociclista

Mensagem  Ghan em Ter Ago 11, 2009 10:26 pm

Amigos, não esqueçam que o uso do contra esterço, é uma técnica, usada principalmente em velocidades altas. Vendo no video ou ouvindo falar parece bom, parece simples, parece facil, mas pode e ja tem levado muitos motociclistas pro chão tambem.
Tomem sempre cuidado, melhor é andar devagar e poder relatar daqui ha 40 anos como era o motociclismo, que ser um "exímio" piloto e virar relato.
Forte abraço

Ghan

Número de Mensagens : 5706
Emprego/lazer :

Mensagem  Edson (Velhinho)(VMFG-MC) em Qui Ago 13, 2009 2:17 pm

muito legal,os amigos tem varias visoes do Tal contra esterso,mas como funciona...

toda curva em um circuito ou estrada tem seu ponto de apice,e a fisica aplicada na motoca sobre a roda força com que ela seja projetada para fora da curva,quando entramos na curva antes do seu inicio deve-se:
-com a moto em pé corrigir a velocidade de acordo com a moto e curva;
-fazer o traçado de forma que a visão sempre visualiza a saida da curva;
-soltar os freios,e aceleração acertar a moto nas forças aplicadas como : uma pequena pressao o força no sentido contrario da curva,o que vai acontece a moto vai enclinar mais e mais ate o acerto desejado,nessa hora rompemos a força sobre a roda fazendo que a mesma haja livre e em equilibrio aplicado sobre ela...o contra esterso;
-no apice da curva ja apontando o final da mesma,começa a aceleração e onde a moto vai começar a levantar e sair da mesma...
tal fato tem melhor efeito fisico a partir dos 60km,e logico como relatado obedecendo a caracteristica de cada moto.

postura ,comportamento e que torma a pilotagem prazerosa.

" otimizar é preciso,para sempre melhorar..."
att
edson
Edson (Velhinho)(VMFG-MC)

Número de Mensagens : 113

Mensagem  Ferrari em Qui Ago 13, 2009 4:09 pm

Eu não acho q seja ruim usar o contra-esterço. Na semana passada peguei uma serra na estrada dos romeiros (Santana de parnaíba), uma das curvas é realmente muito fechado, um cotovelo. Mesmo com o contra-esterço quase tive de parar a Drag no meio da estrada pra manobrar.
Eu considero algo a favor da sua segurança, pois se tiver um carro perto de vc, e tiver de reduzir muito a velocidade, o carro pode até te atropelar.
Ferrari

Número de Mensagens : 616
Emprego/lazer : Minha Nikon D40 e a Melissa

Mensagem  Ghan em Qui Ago 13, 2009 4:27 pm

Ferrari, no meu post eu não disse que era ruim usar o contra esterço. Apenas disse que embora pareça simples, pode sim levar ao chão com muita facilidade.
Normalmente o contra esterço ja é usado de forma quase automatica, porque ninguem vira o guidão com tudo para o lado que quer fazer a curva ( se fizer, vai para o chão tambem). O pendulo com o corpo ja é feito automaticamente na inclinação da moto em curvas, porem pode ser corrigido facilmente.
Com o esterço no sentido contrario, a correção ja não é tão simples se for necessaria. Isso sem contar que uma pedrinha solta, uma mancha de óleo, quem em situação normal poderia ser ultrapassada, com a pressão exercida pela roda no contra esterço não haverá perdão.
Como eu disse, é uma técnica, mas que deve ser usada de forma correta, por quem sabe e em situação favoravel. Não é ruim não, pelo contrario, é otimo, mas usada corretamente e em local que de condições para isso.
O acidente mais recente por conta disso foi na estrada de Serra Negra, quando um amigo com uma Hornet, pegou uma mancha de oleo exatamente na curva, no penultimo feriado prolongado. Como ele mesmo diz hoje, se não estivesse forçando o contra esterço, teria me safado da macha e saido fora, mas como estava forçando não tive como voltar a moto e desviar.

Ghan

Número de Mensagens : 5706
Emprego/lazer :

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: