DragStarOnline
Convidado, seja bem vindo ao Drag Star Online!

Abaixo segue o link contendo a Política de uso do fórum.

http://forum.dragstaronline.com.br/politicas-e-regras-para-inscricao-e-utilizacao-do-forum-f22/politica-de-inscricao-conduta-e-utilizacao-do-forum-t1273.htm

Utilizando corretamente o freio motor

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  Felipe em Ter Set 16, 2008 5:57 pm

Como fazem menos de 1 semana que estou com a Drag Star, e por ser minha primeira moto. Gostaria de saber como utilizar corretamente o freio motor, existe muita diferença na sua utilização por ser Cardan?

Pois hoje numa descida aqui proximo de casa, resolvi testar para indo pegando a prática.

Estava em torno de 20 ou 30 km/h na hora engatei a primeira marcha, e com o freio dianteiro e traseiro levemente pressionado fui soltando devagar a embreagem, mas no momento que soltei ela totalmente senti que ela deu uma leve rabeada na traseira. Entao essa ficou minha duvida, isso é realmente normal numa trasmissao por cardan? Essa rabeada tende a ficar mais violenta em alta velocidade? Ou fiz algo de errado?

Pois em momentos de descida numa serra, acho obrigatório a utilizacao do freio motor para evitar aquecimento dos freios e também o desgaste pre-maturo dos mesmos...

Quem puder ajudar fico agradecido...

Abraços,
Felipe
Felipe

Número de Mensagens : 159
Emprego/lazer : Informática

Re: Utilizando corretamente o freio motor

Mensagem  Felipe em Ter Set 16, 2008 6:24 pm

Será que alguem poderia mover para o setor correto? Nao tinha visto que tinha um sobre Dicas de Pilotagem. Desculpe.
Felipe

Mensagem  JJEder em Ter Set 16, 2008 6:35 pm

E aí Felipe, beleza?

O que aconteceu foi que vc usou a 1ª marcha, que acabou por "frear" demais a moto. Já aconteceu comigo, por acidente e imperícia. Isso ocorre pq a DS tem muito torque na 1ª e 2ª marcha e se vc fizer isso em qq das duas em velocidade incompatível vai ser chão na certa.

O melhor que vc tem a fazer e sentir como a moto se comporta com a 3ª marcha primeiro, aí teste a 2ª (com calma) para sentir a diferença. Acredito que usar freio motor com a 1ª marcha na Drag Star seja proibitivo pelos motivos que citei.
JJEder

Número de Mensagens : 669
Emprego/lazer : Poder Judiciário

Mensagem  Lobo RS em Ter Set 16, 2008 6:51 pm

O que o JJ disse é correto! Tente o seguinte,apenas solte o acelerador de 3ª marcha em diante,aí tu vais ter uma noção de como se comporta o freio motor,claro,que em descidas é que se havalia o real!
Lobo RS

Número de Mensagens : 1940

Mensagem  WALLY em Ter Set 16, 2008 7:12 pm

Freio motor em PRIMEIRA marcha,, acho que só nos metrinhos finais de uma parada total,, tipo num sinal de transito,, mas em descidas, ou desaceleração para curvas o freio motor da Primeira marcha não pode ser usado,!!
Eu já senti a moto "raberando", quando sem querer passei da QUINTA pra TERCEIRA numa descida... O ideal de uma freagem motor, é você vir descendo uma por uma marcha,,, até parar a moto,, ou até acabar o trecho lento, aí você sobe novamente..!!
Mas isso, Felipe, com certeza você vai pegar com a prática no dia-a-dia... Você vai sentir que marcha é a melhor para tal velocidade...!!!

Abraços..!!!!!!!!!!
WALLY

Número de Mensagens : 501

http://www.tiagobezerra.com.br

Mensagem  Jr Grosso em Ter Set 16, 2008 9:24 pm

TOPICO MOVIDO
Jr Grosso

Número de Mensagens : 3308

http://midnightonline.livreforum.com/

Mensagem  Jr Grosso em Ter Set 16, 2008 9:29 pm

Muito pouco ou quase nada tenho a acrescentar nos comentários já bem efetuados acima, contudo, só lhe digo que tanto com transmissão a corrente como por cardan, esse procedimento somente será efetuado sem grandes riscos no caso de marchas mais altas, tipo 4a. e 3a. Daí prá baixo, dependendo da velocidade que voce estiver, estará arriscando com que a moto saia de traseira mesmo!!!

Em curvas de serras, então, nem pensar...
Jr Grosso

Mensagem  Felipe em Ter Set 16, 2008 10:30 pm

Orra!!! Muito interessante, aprendi bastante aqui!!! Obrigado pelos comentários e por tirar minhas dúvidas... pois como sempre andei de carro e nunca se quer tinha subido em cima de uma moto (tirando uma garele nos anos 95) e as motos da auto-escola. Essa é minha primeira vez em cima de uma moto.

Minhas experiencias sao mais dentro de um carro...

Valeu galera, e que mais pessoas também possam desfrutar desses comentários.
Felipe

Mensagem  Jr Grosso em Ter Set 16, 2008 10:41 pm

Com certeza, até para quem já está acostumado com motos e, no caso aqui com a Drag, certas coisas que fazemos até instintivamente, e o uso de freio-motor também é uma delas... contudo, sempre é bom relembrar certas procedimentos...

No seu caso, especificamente, como sua inexperiência ainda fala alto, procure devagarinho ir se familiarizando com este procedimento, pois, dependendo de como for a redução, o susto pode ser grande!!!.... pois, com certeza, o resultado dessa redução pode ser bem diferente das que são feitas em carros....
Jr Grosso

freio motor.....

Mensagem  pe-49 em Qua Out 01, 2008 5:35 pm

buenas....acho que estavas com ideia equivocada sobre o freo motor.
basta o fato de desacelerar que já estas utyilizando o principio do freio motor. podes usar de uma 5 pra 4, de 4 pra 3, 3 pra 2, mas de forma suave.
podes descer uma serra em 3ª, controlando nos freios....
se for descer uma lomba forte, com garupa, podes engatar uma 1ª e deixar correr, usando os freios apenas para controle.
enfim, com a pratica vais sentir o comportamento. mas sempre de forma suave, nunca aos trancos.
pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3408
Emprego/lazer : arquiteto

Mensagem  NetWalker em Seg Nov 10, 2008 12:27 pm

Galera, estou com uma dúvida.

Como comecei há pouco tempo com a DS, tenho dúvidas básicas a respeito de como conduzir.

Minha dúvida tem relação com o freio motor, mas também com a forma de pilotar:

- Estando velocidade constante de 80Km, quando solto o acelerador (em marcha alta) ela parece dar uma reduzida forte e não consigo manter uma velocidadeo. É normal continuar com o acelerador puxado para manter a velocidade constante ? Achei que quando solto o acelerador a redução é muito forte, bem diferente do carro.

- É comum apertar a embreagem com a moto em movimento para deixá-la seguir em inércia ? Estraga a embreagem ? Tenho dúvida com relação a boa utilização da embreagem para não forçar o motor. São dúvidas comuns quando comparo com a utilização de carro, mas que não são ensinadas na auto escola.

- Devemos apertar a embreagem para liberação do motor durante uma frenagem leve, para redução da velocidade ?

Desculpe por perguntas tão óbvias , mas não vi no manual e não aprendi na auto escola... não tenho a mínima ideia se estou fazendo certo ou não.

Abraço e BOA SEMANA A TODOS!
NetWalker

Número de Mensagens : 37

Mensagem  Franco em Seg Nov 10, 2008 3:14 pm

Visconti, vou tentar te ajudar:

- Essa redução que acontece ao desacelerar já é o freio motor agindo, mesmo sem ter passado nenhuma marcha pra baixo, como bem destacou o Pe-49. Se sua intenção não for desacelerar, mantenha a velocidade controlando o acelerador mesmo, evitando soltá-lo totalmente para acelerar logo em seguida, o que vai fazer você andar aos "trancos", sobrecarregar a transmissão e piorar o consumo. Lembrando que ter um bom freio motor é uma virtude, o que torna a condução muito mais segura e poupa os freios. Essa é uma característica muito bem vinda do motor "torcudo" da Drag, certo?

- Apertar a embreagem e deixar a moto seguir em inércia não estraga o sistema, mas você vai deixar de contar com o auxílio do freio motor, sobrecarregando seus freios, que poderão esquentar em demasia e perder a eficiência. Já pensou isso descendo uma serra?

- Pelo mesmo motivo, não precisa manter a embreagem apertada continuamente pra depois frear. Vá freando normalmente, utilizando o máximo do freio motor, e "abaixando" as marchas gradativamente, debreando e soltando nas trocas, óbvio, até parar por completo. Aí sim, a embreagem deve ser apertada até que o ponto morto seja engrenado. Em frenagens leves, simplesmente freie. Se você começar a perceber que o motor "vai morrer", daí então, embreagem nele e marcha prá baixo! (Relaxa que isso você pega com a prática e se torna automático).

Fazendo assim, você irá conduzir sua menina com mais segurança, economia, e com o menor desgaste possível.

Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Franco

Número de Mensagens : 370
Emprego/lazer : Adm. Empresas / Mototurismo

Mensagem  LEO15 em Seg Nov 10, 2008 3:44 pm

aproveitando o assunto. Gostaria de saber se é possível regular o pedal das marchas, ou seja descer ele um pouco, pois não consigo reduzir com o pé fixo (preciso tirar o apoio do pé e apertar para baixo as marchas para reduzir ou mesmo colocar a 1ª). Se´ra que alguem tem essa informação.
LEO15

Número de Mensagens : 45
Emprego/lazer : motociclista de final de semana

Mensagem  Jr Grosso em Seg Nov 10, 2008 6:03 pm

Sim, simples, é só ajustar e deixa-lo numa posição que o deixe mais confortável para voce....
Jr Grosso

Mensagem  Arthur Pato em Seg Nov 10, 2008 6:13 pm

leo,

mais ou menos abaixo da pedaleira tem uma haste com duas porcas nas pontas.

vc tem que soltar as duas e girar essa haste em um dos sentidos. isso fará o pedal do freio levantar ou abaixar dependendo do sentido. só tome cuidado ao soltar porque uma das porcas é rosca invertida.

abraços

Médineusa - HD - Softail FXSTD - SP
ISRA No: 29897

Dragueiro de coração - DOG por adoção - Harleyro por opção
Arthur Pato

Número de Mensagens : 3579
Emprego/lazer : Vendas / Andar de moto / F

Mensagem  pe-49 em Seg Nov 10, 2008 9:08 pm

buenas,....moto é totalmente diferente de carro.
basta desacelerar, já está com o freio motor atuando. numa descida longa, com garupa, vai testando...deixa a 3, e vai controlando nos freios....se uma descida mais forte, pode largar até uma 2, e deixa correr, controlando os rreios. já tive que usar até a 1, mas tbem com os freios.
JAMAIS DESCER UMA LOMBA NO NEUTRO, OU EMBREADA.
poupe sempre os freios, use a desaceleração...isso nao força o motor.
JAMAIS REDUZA NO CAMBIO REPEENTINAMENTE...isso trava a roda traseira, e ela rabeia. lembre que nos freios, o dianteiro precisa de uns 70% da força e 30% no traseiro.
andar trechos curtos, com a moto livre, na embreagem, nao estraga nada...apenas vai cansar tua mão.
o segredo é: pra todo iniciante, experimentar com calma...suavemente...deixa pra ver a quanto anda a moto depois de uns 3 meses de prática. eheh
eu, até hoje, nunca enrosquei o cabo da laranja.....é sério.
suerte, comancheros
pe49
pe-49

Número de Mensagens : 3408
Emprego/lazer : arquiteto

Mensagem  Elcy em Seg Nov 10, 2008 10:31 pm

Felipe escreveu: Essa é minha primeira vez em cima de uma moto.

Minhas experiencias sao mais dentro de um carro...

Felipe, aproveitando o momento, vou fazer um comentário importante para quem está começando:
acostume a usar mais o freio da roda da frente.
Até mesmo na cidade, andando devagar, o freio de trás você não consegue segurar a Drag se precisar de uma frenagem mais brusca. E se conseguir ela vai jogar a traseira, exatamente como você experimentou quando reduziu as marchas abruptamente.
Em frenagens mais fortes, utilize a dose como Pe comentou , 70% no da frente e 30% no traseiro.
Abração
Elcy

Número de Mensagens : 248

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: